As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e 10 anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Os índices não são tão diferentes entre os adolescentes: 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave. Pensando e analisando todos esses dados é que o programa “Pais & Filhos” da UniCesumar foi desenvolvido; objetivo é promover atividades físicas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e contra o sedentarismo.
As inscrições para novas turmas já estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem se inscrever, até dia 15 de julho, ligando para o número (44) 3027-6360, ramal 3479. Durante o programa, pais e filhos aprendem a praticar exercícios físicos com regularidade, a combater o estresse para melhorar a saúde mental e até a cozinhar de forma mais saudável. Os encontros começam no segundo semestre de 2022 sempre à noite.
O professor Braulio Henrique Magnani Branco, coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da UniCesumar, reforça que o projeto tem alcançado seus objetivos. Ele explica que era constante a falta de estímulo para que crianças e adolescentes iniciassem tratamentos tradicionais em casa. Para ele, quando os pais participam, mesmo que não estejam precisando perder peso, os filhos conseguem emagrecer e ganhar massa muscular.
“O tratamento da obesidade infantil tem que envolver a família para haver estímulo. Tanto os pais como os filhos estão estressados com tanto tempo de isolamento social que passamos e ainda seguimos com muitas objeções. Muitos continuam comendo mal, ficam só vendo TV, não praticam atividades físicas e acabam adquirindo a síndrome metabólica, a junção de diversos fatores de risco”, disse Branco.
A nutricionista e mestranda em promoção de saúde, Déborah Cristina de Souza Marques, conta o caso de um adolescente que perdeu 30 quilos com o programa. O jovem perdeu gordura e ganhou massa muscular, melhorou a disposição mental e física, e ainda incentivou os pais a irem para a academia.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução