A segunda edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) vai acontecer entre os dias 20 e 26 de junho. Voltado para as áreas criativas, como ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas afins, o objetivo é atender estudantes, artistas, ilustradores, animadores, publicitários, entre outros, possibilitando intercâmbio e inserção no mercado de trabalho, além do conhecimento. O evento é idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano.
“Serão oferecidas várias atividades gratuitas. A maior parte delas no formato online, assim como ocorreu na primeira edição. São seis palestras acessíveis em Libras, três workshops, uma análise de portfólio, uma apresentação sobre processo criativo e uma exposição presencial de artes visuais. Para o Fima 2022, conseguimos ampliar ainda mais os nossos conteúdos e convidar mais artistas que são atuantes no mercado de ilustração, além de estarmos com um convidado super especial diretamente de Portugal”, comentou um dos organizadores, Kleverson Mariano.
As únicas atividades presenciais são com a maringaense Soraya Tory, que ministra um workshop de aquarela botânica no dia 20 de junho das 9h30 às 11h30 e abre no mesmo dia a exposição “Brasileiras na arte”; ambas as ações no Centro de Ação Cultural (CAC).
No dia 21 ocorre o workshop online de “Introdução à caricatura”, com Francis de Cristo; dia 22, “Processo de aprendizagem”, com Gabriel Santin; e dia 23 a “Apresentação de processo criativo”, com Magenta king (mostrando seu processo na produção de quadrinhos) e análise de portfólio, que será feita pela designer Carol Malavolta. Nos dias 25 e 26 são as palestras, três em cada dia, começando no sábado com o ilustrador português Tiago Galo, a designer e ilustradora Paula Cruz e encerrando com o Thunder Rockets. No domingo, ocorrem as palestras de Mauro Souza, Irena Freitas e Bruno Honda.
SERVIÇO
As inscrições para o workshop e a análise de portfólio estão abertas e podem ser feitas no site fima.com.br. Mais informações no instagram @festivalfima.
Redação