Sergio Perez conquistou sua primeira vitória no GP de Mônaco graças à superioridade estratégica da Red Bull em uma corrida dramática com pista molhada e seca.
Charles Leclerc caiu de primeiro para quarto devido a um erro estratégico da Ferrari quando os pilotos trocaram seus pneus intermediários por slicks, cedendo a liderança para Perez.
Carlos Sainz, que se segurou com pneus de chuva para passar diretamente para os slicks sem usar os intermediários, chegou em segundo, à frente de Max Verstappen.
O evento teve duas bandeiras vermelhas, a primeira por causa das condições meteorológicas e a segunda após o forte acidente de Mick Schumacher.
O drama em Monte Carlo começou antes mesmo da largada quando a chuva caiu no principado. A direção de prova adiou o procedimento duas vezes, levando Verstappen a perguntar: “O que nós estamos esperando?”
A corrida eventualmente teve início atrás do safety car pouco depois das 16:00 do horário local, com a ação começando de fato na terceira volta com uma largada em movimento.
Pierre Gasly foi o primeiro a arriscar a colocar os pneus intermediários na primeira oportunidade. Sua volta mais rápida na sétima passagem mandou uma mensagem para os líderes, e ele fez ótimas ultrapassagens sobre Zhou Guanyu e Daniel Ricciardo.
Lewis Hamilton foi chamado para os pits na volta 16 e colocou os intermediários, com Perez fazendo o mesmo no giro seguinte. A Ferrari chamou Sainz, mas o espanhol recusou porque queria esperar a pista secar completamente para colocar os slicks.
Leclerc e Verstappen entraram na 18ª volta e colocaram os intermediários, deixando a liderança para Sainz. Porém, Leclerc retornou atrás de Perez, o que praticamente acabou com suas esperanças de vitória.
A Ferrari foi a primeira das equipes de ponta a arriscar os pneus slicks para Sainz; a Red Bull seguiu o exemplo na volta posterior e retornou com Perez – que foi rápido em sua volta de saída – à frente de Sainz, Verstappen e Leclerc.
Entretanto, Perez e Verstappen foram investigados por cruzar a linha de saída dos pits quando retornaram à pista, mas nenhum deles foi punido.
Os comissários tiveram preocupações maiores logo em seguida quando Schumacher bateu forte na seção da Piscina. Seu carro da Haas se partiu no meio, mas o alemão saiu ileso.
Depois da bandeira vermelha, a prova recomeçou restando apenas 45 minutos para o fim. Perez, agora com pneus médios, liderava à frente de Sainz (duros usados), Verstappen (médios novos) e Leclerc (duros usados).
Perez liderou o pelotão rumo à curva 1 na relargada em movimento, mas deu uma travada na Mirabeau que danificou seus pneus com 26 voltas pela frente.
Sainz e Leclerc, que permaneceram com seus duros usados, pareciam mais velozes que as Red Bulls, que logo viram seus médios perdendo aderência.
Porém, Perez conseguiu se segurar até a bandeira quadriculada, com a ordem na frente inalterada quando eles cruzaram a linha.
George Russell terminou o dia como o melhor do resto, seguido por Lando Norris, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel.
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