Início Colunistas No comando dos nossos egos

No comando dos nossos egos

O novo não está nos ingredientes… O novo está na forma como são misturados!

Identificar pessoas admiráveis é essencial. Ler muito e abastecer o cérebro também. E, fazer de cada experiência de vida real uma reflexão sobre liderança compõe um contexto de crescimento nessa nobre área da gestão de pessoas.

Num pronto socorro o médico precisa priorizar o atendimento à pessoa que está na situação mais crítica, mas que ainda pode ser salva… caso contrário ele vai gastar tempo inútil e perder duas vidas versus uma… difícil prioridade… Na empresa é a mesma coisa… .

Sim, na empresa e mesmo na vida pessoal, estamos sempre tomando decisões, escolhendo caminhos

Existem caminhos no campo corporativo que podem ser trabalhados… Uma análise técnica é a do efeito 80×20 criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, então denominado princípio de Pareto… ou seja, perguntas devem ser feitas, tais como:

De onde vêm 80% da receita da empresa? Quais clientes originam 80% do lucro? Quais setores da empresa demandam 80% do nosso tempo? Quais são os serviços que prestamos, cujos 20% definem a qualidade dos 80% dos nossos resultados?

E por que não, levar isso para nossa vida pessoal, familiar? Quais são as ações e atitudes em nossa vida que tomam 80% do nosso tempo?

Voltando a empresa: Quais são os colaboradores que estão apresentando a grande maioria das falhas nos atendimentos? Ou seja, analisar onde está concentrada a causa que gera os efeitos… e quais são as causas mais relevantes para o lucro, para a imagem da empresa e para a satisfação de clientes?

Quem não fizer essa lição de casa, irá sofrer muito… mesmo líderes bem-intencionados que acabarão colocando suas equipes em suor e lágrimas em muitas coisas que não resultarão na satisfação de ninguém.

Preste atenção, tem lugares que você entra, seja um supermercado, uma loja ou um consultório médico em que tudo brilha, os produtos, um quadro, um sorriso. Por outro lado, há lugares que você reforma, faz pintura, muda decoração e parece que em vinte dias está tudo fosco. Uma delegacia por exemplo. Creio que o ambiente nestes lugares é fosco.

É possível mudar as nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando o nosso próprio conceito de viver, de pensar, de ser.

Alguém vai dizer: Mas isso não é nenhuma novidade! Eu procuro responder que as sete notas musicais são mais velhas que andar para frente, também não tem novidade nenhuma… e todo dia, milhares de músicas novas, canções lindas são compostas com exatamente as sete notas seculares.

O novo não está nos ingredientes… no arroz e no feijão… o novo está na forma como são misturados, temperados, preparados… o novo na liderança é saber trabalhar as pessoas e com valores humanos estabelecer a convivência.

Ser extraordinariamente competitivo, e ao mesmo tempo ético e humanista… esta é a melhor definição do que de mais novo e urgente todas as corporações do planeta precisam.

Significa que você precisa saber OUVIR… Não é só no deserto, isto é, nos MOMENTOS RUINS…, mas sobretudo NA VIDA, e isso é imprescindível para o SUCESSO.

Você pode não fazer coisas extraordinárias em sua vida, mas você pode transformar coisas comuns em extraordinárias. Um sorriso por exemplo que aquece e alegra um ambiente.

O novo está não em sonhar grande… e sim em realizar grande com aquilo que você tem nas mãos, aqui, agora, neste momento.

Prezados Amigos! Os nossos egos precisam ser pendurados nos cabides… sim, como roupas… somos nós que decidimos vesti-los… e jamais sermos usados como simples manequins do imenso poder dos nossos egos.

Liderar é estar no comando dos nossos egos, acima de tudo e motivar pessoas, principalmente as que estão próximas, para que cada um dê o seu melhor, porque em algum momento, a vida reconhece isso. A educação do mundo começa dentro de casa.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: