Felipe Drugovich conseguiu outra vitória na Fórmula 2 em Barcelona depois de vir do décimo lugar no grid para ampliar sua liderança no campeonato. Jack Doohan terminou em segundo, com Frederik Vesti conquistando a posição final do pódio em terceiro.
Doohan se manteve na frente na largada, superando Juri Vips e permitindo que Vesti passasse para segundo. Logan Sargeant passou Daruvala na curva um, mas com Jehan Daruvala executando a estratégia alternativa, tendo começado com pneus mais duros.
Na terceira volta, Olli Caldwell e Dennis Hauger fizeram contato depois que Hauger tentou passar Caldwell do lado de fora da curva 14, cortando a asa dianteira do carro da Campos.
Na quarta volta, o Prema de Daruvala desacelerou repentinamente na saída da curva cinco, deixando Ayumu Iwasa sem ter para onde ir para evitar bater na traseira do carro de Daruvala com sua própria asa dianteira. Como Iwasa parou para reparos, o Safety Car foi acionado devido ao carro de Daruvala ter ficado parado no meio da curva sete.
Hauger também parou atrás do Safety Car para uma nova asa dianteira, após o contato com Caldwell, pelo qual Hauger recebeu uma penalidade de cinco segundos.
O Safety Car saiu da pista na sexta volta, com Doohan se afastando na liderança, enquanto Felipe Drugovich desafiou Sargeant pela quarta posição na primeira curva. Drugovich foi repelido, mas ficou perto de Sargeant durante toda a volta.
Jüri Vips foi o primeiro piloto a fazer um pit stop obrigatório programado, no início da oitava volta, com Jake Hughes seguindo-o para os boxes. Hughes superou o Hitech, no entanto, depois de um pit stop lento para Vips que viu sua corrida desmoronar a partir de então, com um longo período de pneus duros à sua frente.
Drugovich ficou de fora na liderança. Doohan, Vesti e Sargeant pararam e Drugovich, com ar limpo, conseguiu estender uma vantagem para quase 30 segundos sobre Doohan na volta 14.
Hauger, que havia parado cedo após o contato com Caldwell, alargou a curva oito na volta 16 e atravessou o cascalho, arruinando os pneus duros para os quais havia trocado.
“Sim, agora os pneus estão indo”, disse Drugovich, na volta 16, finalmente sendo chamado aos boxes por sua equipe MP Motorsport. No entanto, ele ficou de fora por mais uma volta antes de finalmente colocar seus pneus duros. A parada de Drugovich foi relativamente lenta, colocando-o de volta em nono lugar – um terceiro líquido, atrás de Doohan e Vesti.
Doohan e Drugovich foram capazes de começar a evoluir sobre os pilotos na estratégia alternativa na volta 20, com Drugovich também ultrapassando Vesti ao passar por Hauger na reta principal.
Drugovich foi colocado sob investigação por uma violação de pit stop na volta 21, com Vesti e Pourchaire também sob investigação pós-corrida por outros incidentes no pit lane.
Clement Novalak parou na volta 24, dando a Doohan a verdadeira liderança da corrida, mas Marcus Armstrong ficou de fora, mantendo Drugovich longe de Doohan. Drugovich ultrapassou o piloto da Hitech – que estava tentando estender um stint de pneus duros – no início da volta 24.
Aproximando-se de Doohan com pneus cinco voltas mais novos, Drugovich finalmente assumiu a liderança na primeira curva na volta 27. Na volta 32, Drugovich aumentou sua vantagem em mais de quatro segundos, com Vesti mais de seis segundos atrás dos líderes em terceiro.
Novalak estava caçando Calan Williams na volta 33, passando-o facilmente ao longo da reta principal para sétimo. O outro piloto da MP foi capaz de subir na ordem, passando Pourchaire para quinto na volta 35. Enzo Fittipaldi o seguiu, empurrando Pourchaire para sétimo e nas garras de Armstrong.
Drugovich tinha uma vantagem de 5s3 na última volta, cruzando a linha com mais de meio segundo de vantagem para Doohan, mesmo recebendo uma penalidade de cinco segundos, com Vesti atrás. Enquanto isso, Novalak havia reduzido uma diferença de cinco segundos para Sargeant para apenas três décimos na bandeira quadriculada, com Sargeant mantendo-se em quarto lugar.
O resultado amplia a liderança de Drugovich no campeonato para saudáveis 26 pontos à frente de Theo Pourchaire, já que a Fórmula 2 segue para Mônaco no próximo fim de semana.
Foto – FIA