Início Maringá 31 UBSs de Maringá estão vacinando todos os grupos prioritários contra gripe

31 UBSs de Maringá estão vacinando todos os grupos prioritários contra gripe

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Maringá liberou a vacinação contra influenza (gripe) para todos os grupos prioritários da campanha nacional. A população poderá se vacinar nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto UBS Maringá Velho, UBS Céu Azul, UBS Pinheiros. Para receber a dose é preciso apresentar carteirinha de vacinação, documentos pessoais e, quando necessário, comprovantes do grupo na qual pertence.

Dessa forma, podem se vacinar: pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde (apresentando declaração, holerite ou crachá com nome completo e foto); crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes de qualquer idade; puérperas de qualquer idade (até 45 dias após o parto) mediante apresentação de documento que comprove o puerpério; e pessoas com comorbidades também com a apresentação da prescrição médica ou exames e receitas específicas atualizadas.

Na lista de patologias estão: doença respiratória crônica como asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Bronquiectasia; Fibrose Cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia broncopulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade; doença cardíaca crônica e congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica; insuficiência cardíaca; doença renal crônica ou nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica; paciente em diálise; doença hepática crônica, atresia biliar; hepatites crônicas; cirrose; e doença neurológica crônica, condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica.

A Saúde reforça que é preciso considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes no caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC), indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares. Assim como doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular. Também são prioritários pessoas com deficiência neurológica grave; diabetes tipo I e II, em uso de medicamentos; imunossupressão congênita ou adquirida; obesos de grau III; transplantados com órgãos sólidos; pessoas com deficiência permanente; e com trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Os professores do ensino público ou privado também podem se vacinar apresentando declaração, holerite ou crachá com nome completo e foto. Também receberão doses a população privada de liberdade, os povos indígenas a partir dos seis meses de idade, além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, do transporte urbano, trabalhadores portuários e trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas. Todos comprovando vinculação ativa com o serviço.

COVID
Além da vacina da gripe, as UBSs também terão doses do imunizante contra a Covid-19 que poderão ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo das demais vacinas de rotina a partir de 12 anos. Crianças de cinco a 11 anos deverão aguardar um período de 15 dias entre as doses.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: