Início Maringá Saúde oferece acompanhamento odontológico de gestantes

Saúde oferece acompanhamento odontológico de gestantes

O acompanhamento odontológico de gestantes é muito importante para evitar riscos ao bebê e faz parte do pré-natal. Em Maringá as grávidas são atendidas nas Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência por profissionais que orientam as futuras mamães sobre cuidados com a própria saúde bucal, com a amamentação e também sobre a saúde bucal do bebê; além de evitar complicações na gestação. A ação faz parte da saúde humanizada implantada pela Secretaria de Saúde.

O médico do Programa Saúde da Família de Maringá, Michel Rangel, reforça que a iniciativa controla doenças na gengiva que podem induzir o parto prematuro. Segundo ele, há alguns mitos relacionados ao uso de anestesia e realização de exames de raio-x, por exemplo. Quando o uso de anestésicos está liberado e a realização de exames, desde que sejam usadas as proteções corretas, não causa nenhum mal para o bebê.

“Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer. Apesar desse acompanhamento ser tão importante, ele não recebe a devida atenção como pré-natal médico. Aliás, nem sempre as gestantes têm noção de que elas devem ir ao dentista durante o período de gravidez, pois acham que os procedimentos prejudicam o desenvolvimento do feto, o que não é verdade”, salientou Rangel.

Os especialistas explicam que o ideal é a mulher manter uma rotina de consulta ao dentista antes mesmo da gravidez. Porém, como isso nem sempre é possível, a gestante deve marcar a consulta com o odontopediatra no segundo trimestre da gestação. Esse período é a considerado o mais crítico da gestação, onde a mulher sente muitas náuseas e enjoos, podendo ter desconforto na hora da consulta. Já o último trimestre não é o tempo ideal, porque a barriga está muito grande e dificulta o atendimento.

Em casa o cuidado precisa continuar com os cuidados de higiene bucal. Lembrando que durante a gravidez esses processos precisam ser redobrados. Deve escovar os dentes sempre após as refeições, com um creme dental com flúor. É necessário o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia. Para melhores resultados, importante evitar o consumo excessivo de doces e manter uma dieta balanceada. Atitudes essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: