Início Esportes Verstappen vence o GP de Miami

Verstappen vence o GP de Miami

Max Verstappen ultrapassou o pole position Charles Leclerc no começo da corrida e seguiu em frente para vencer o GP de Miami inaugural.

A princípio, parecia que o triunfo de Verstappen seria tranquilo, mas um acidente na volta 41 envolvendo Lando Norris incendiou a prova, com o piloto da Red Bull suportando a forte pressão de Leclerc para cruzar a linha de chegada na frente.

Em uma disputa igualmente acirrada logo atrás, Carlos Sainz segurou Sergio Perez nas últimas voltas e garantiu o último degrau do pódio.

A Mercedes novamente teve de se contentar em ser a melhor do resto, com George Russell em quinto depois de estar em 15º em certo ponto e Lewis Hamilton em sexto.

Verstappen fez uma largada perfeita e se livrou rapidamente de Sainz na curva 2 após ficar lado a lado com o espanhol na primeira curva.

Foi uma primeira curva problemática para Hamilton, que travou sua roda dianteira direita na entrada e permitiu que Pierre Gasly tirasse vantagem.

Em seguida, o heptacampeão mundial também foi superado por Fernando Alonso, que tocou duas vezes na roda traseira esquerda da Mercedes antes de completar a ultrapassagem.

Quando o DRS foi liberado na terceira volta, Hamilton não perdeu tempo e deixou Alonso para trás. Três voltas depois, ele também passou Gasly.

Verstappen conseguiu manter Leclerc constantemente em sua mira até aproveitar sua primeira oportunidade de assumir a liderança, colocando de lado e completando a manobra quando os dois abriram a nona volta.

A partir daquele momento, o holandês construiu gradualmente uma vantagem superior a quatro segundos quando Leclerc fez seu pit-stop no final da volta 24, trocando os pneus médios pelos duros.

Verstappen também colocou os duros duas voltas depois, cedendo brevemente a liderança para Sainz, que entrou no fim da 27ª passagem. A Ferrari levou 5.4s para trocar o pneu dianteiro direito do espanhol, o que reduziu sua vantagem sobre Perez.

Um pouco antes, o mexicano havia sofrido um problema na unidade de potência que lhe custou mais de quatro segundos e levou a uma mensagem de rádio desesperada antes de um reset resolver as coisas.

Diante do pit-stop lento de Sainz, isso acabou custando a Perez um lugar no pódio ao lado de Verstappen e Leclerc, que trocaram voltas mais rápidas na tentativa de marcar o ponto de bônus que mudou de mãos quatro vezes em oito giros.

O momento decisivo ocorreu na volta 41, quando Gasly escapou na curva 8. Ao retornar, Norris tentou passar, mas a roda dianteira esquerda da AlphaTauri tocou na traseira direita da McLaren.

Norris rodou várias vezes antes de finalmente parar no circuito, provocando a entrada do safety car.

A neutralização foi perfeita para Perez e Russell, que trocaram seus pneus duros – o britânico havia largado com esse composto – pelos médios. Eles estavam em quarto e sétimo, respectivamente.

Verstappen, Leclerc e Sainz se mantiveram na pista com seus pneus duros. Enquanto o holandês e o monegasco abriam vantagem na batalha pela liderança, Sainz conseguiu segurar Perez no duelo pela terceira colocação.

O mexicano tentou uma manobra ousada em um determinado momento, mas freou tarde demais, tomou o troco imediato de Sainz e precisou se contentar com a quarta posição.

Atrás deles, o quinto colocado Valtteri Bottas cometeu um erro na volta 50 que permitiu a ultrapassagem da dupla da Mercedes. Logo depois, Russell deixou seu companheiro de equipe para trás.

Na frente, Verstappen teve Leclerc em seus retrovisores por várias voltas, ameaçando uma manobra em algumas ocasiões, mas isso acabou não se concretizando e ele se contentou com o segundo lugar.

Bottas chegou em sétimo à frente de Esteban Ocon e Alonso, com Alex Albon marcando mais um ponto para a Williams em 10º graças à batida entre Mick Schumacher e Sebastian Vettel no final.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: