Início Maringá Exposição de fotos marcam os 50 anos da Catedral de Maringá

Exposição de fotos marcam os 50 anos da Catedral de Maringá

A Prefeitura abriu ontem, no segundo piso do Teatro Calil Haddad, a exposição fotográfica ‘O Tempo e o Templo’ em comemoração aos 50 anos da Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, fundada em 1952. Além de representar uma prova da grande fé dos maringaenses, a igreja se transformou no maior ícone turístico de Maringá. A exposição mostra fotos da Catedral durante os 50 anos de sua existência.

Nomes ilustres da fotografia local são destaques, como Kenji Ueta, pioneiro de Maringá; e outros talentos como Paulo Ricardo, Aldemir de Moraes, Laércio Nickel, Alessandra Corsato e Mario Azanha, fotógrafo oficial da Arquidiocese de Maringá. As imagens são do acervo da Cúria, do Museu Municipal Hélenton Borba Côrtes, Museu da Bacia do Paraná e do Arquivo Público Municipal. A curadoria prioriza os aspectos históricos da construção do cone, as transformações da praça, o uso do espaço público e a beleza do monumento que é a identidade visual da cidade canção.

“É muito gratificante para nós, da Cultura, celebramos esse momento histórico. A ação se soma a outras, que buscam registrar a importância da construção da igreja em nossa Cidade. A exposição fica aberta ao público das oito às 21 horas, de segunda a sexta; e das oito às 17 horas aos sábados, domingos e feriados. Segue até o dia dois de agosto no Teatro Calil Haddad, 1º andar. O teatro fica na Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500”, disse o secretário de Cultura, Victor Simião.

PROJETO
Foi apresentada ontem na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) uma das 10 réplicas da Catedral de Maringá feitas com peroba rosa da antiga igreja de madeira. No dia 26 haverá o lançamento do Projeto Catedral, que leiloará as 20 primeiras obras de arte, durante um jantar, são de autoria de David Lopes. O que for arrecadado será revertido ao Núcleo Social Papa João XXIII, visando à continuidade dos programas que desenvolve e acolhendo famílias em situação de risco.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: