Diante do aumento de casos de dengue em Maringá, a Secretaria de Saúde vai criar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ‘Sentinela’ para atender pessoas com sintomas da doença. Com isso, a partir desta segunda-feira, a UBS Pinheiros terá uma ala exclusiva para atender esse o paciente que não é caso de urgência e emergência. O serviço será prestado à população das sete às 23 horas em uma ala específica; enquanto os atendimentos normais serão até às 21 horas.
De acordo com a Prefeitura, na estrutura ‘Sentinela’ haverá uma equipe capacitada realizando as consultas. Além disso, outra mudança será na classificação de risco da UPA Zona Norte. No local as pessoas com sintomas leves de dengue serão encaminhadas para atendimento na UBS Pinheiros. Haverá transporte, cedido pelo município, para levar os pacientes. Depois de serem atendidas, essas pessoas retornam à UPA também com transporte da Prefeitura.
EPIDEMIA
Na última quinta-feira, a Secretaria de Saúde atualizou os números de pessoas confirmadas com dengue e a situação é preocupante. Segundo a pasta são 1.102 confirmações da doença e isso está próximo a se tornar uma epidemia levando em conta a quantidade de habitantes. Para ser considerada uma epidemia são necessários 300 casos para cada 100 mil habitantes; em Maringá seriam poucos mais de 1.200 positivados.
O informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na terça-feira, mostrou que Maringá tem atualmente 846 casos confirmados de dengue. Esse número é 74% maior que o divulgado na semana passada, quando o município tinha 486 pessoas com a doença. Ainda de acordo com o levantamento são 1.144 casos suspeitos que estão sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde. Alguns números do Estado diferem do município por conta da atualização do sistema.
Victor Cardoso