A Ferrari tentará desafiar a velocidade de reta da Red Bull introduzindo uma nova asa traseira co menos arrasto no primeiro GP de Miami.
Quatro corridas já se passaram na temporada de 2022 e, apesar de muitos analistas terem afirmado que a Ferrari estava se distanciando à frente da Red Bull, os Touros revidaram com força na casa da Ferrari.
O GP da Emilia Romagna em Imola foi um pesadelo para a Ferrari, Carlos Sainz eliminado na primeira volta depois de ser tocado por Daniel Ricciardo, enquanto o líder do campeonato Charles Leclerc perdeu o controle e tocou no muro enquanto perseguia Sergio Perez, da Red Bull, terminando em P6.
Os Touros então completaram sua primeira dobradinha desde a Malásia 2016, com Max Verstappen vencendo com uma vantagem de 16,5 segundos sobre Perez.
Ficou claro que os esforços da Red Bull para reduzir o peso do RB18 e tratar melhor dos pneus valeram a pena, depois da equipe ter ficado sem resposta ao ritmo da Ferrari na corrida anterior na Austrália.
Agora, a Red Bull está atrás da Ferrari por apenas 11 pontos no campeonato de construtores, enquanto Verstappen está em P2 na classificação de pilotos com um déficit que também diminuiu bem, apenas 27 pontos atrás de Leclerc.
A perda de peso do RB18 – estimada em 5kg – ajudou Verstappen e Perez serem mais gentis com seus pneus, que combinados com “outras pequenas atualizações aerodinâmicas na parte inferior do carro”, permitiram configurações mais agressivas.
As atualizações da Red Bull continuarão em Miami para o que será a primeira visita da Fórmula 1 ao recém-construído Autódromo Internacional de Miami.
Ferrari prepara contra-ataque
O Corriere della Sera afirma que a Ferrari apresentará uma nova asa traseira em Miami, projetada para reduzir o arrasto e, assim, “ganhar eficiência aerodinâmica”.
Durante esse início de temporada, sempre que Touros e Vermelhos estiveram próximos na pista, principalmente nas batalhas entre Verstappen e Leclerc, a Red Bull sempre pareceu a equipe com um pacote mais rápido de reta.
Assim, a nova asa traseira da Ferrari procurará aproveitar essa vantagem específica da Red Bull, enquanto o relatório acrescenta que a Ferrari também fará ajustes na parte inferior do F1-75 em uma tentativa de lidar com os saltos a que está propenso em velocidades acima dos 270 km/h.
“Porque é aí que perdemos algum desempenho e precisamos continuar trabalhando nisso”, disse Mattia Binotto, chefe da equipe Ferrari.
Foto – F1