Início Destaques do Dia Paixão de Cristo volta a ser encenada

Paixão de Cristo volta a ser encenada

Depois de dois anos sem ser apresentada na Semana Santa, o Teatro da Paixão de Cristo de Maringá volta a ser encenado na Quarta e Sexta-feira Santa. Idealizada há 20 anos, essa é considerada uma das maiores encenações do gênero em todo o País. A ‘Paixão de Cristo: Vida, Morte e Ressurreição’ tem previsão para acontecer hoje e dia 15 a partir das 20 horas. Além de esperar milhares de pessoas na Praça da Catedral, Anselmo José Frugério, diretor artístico da peça, disse contar também com uma ‘mãozinha’ de São Pedro.

“Em caso de chuva nós não conseguimos apresentar em função da aparelhagem técnica de luz e som. Se a chuva parar umas 19 horas conseguimos viabilizar. Agora se parar mais além desse horário, ou não parar, teremos que adiar ou cancelar a apresentação desta quarta-feira. Pelo menos uma apresentação nós vamos fazer. Se na sexta também estiver chovendo, a encenação ficará para semana que vem. Estamos rezando junto a São Pedro para que ele interceda por nós”, disse Frugério.

O diretor confessou que a expectativa é sempre a melhor possível e que “poder voltar para a Semana Santa ganha novamente o sentido que esse tempo traz para os Cristãos e não cristãos. Conheço muitas pessoas que respeitam a semana para praticar meditação, silêncio, boas obras, mesmo não sendo cristãs. A Paixão de Cristo está ligada e só existe em função dessa semana litúrgica que é celebrada pela Igreja desde que nasceu, praticamente. Foi uma dor ano passado ter que apresentar em outra época, mas foi necessário e, no final, uma decisão acertada.”

No ano passado muitas pessoas que ainda não tinham tomado a vacina, estavam com receio ou até contraíram a Covid-19 não puderam participar da apresentação; mas esse ano a direção garante que “a família Paixão de Cristo” está de volta. O que é motivo de alegria para os colaboradores, ansiosos pelas encenações. Centenas de pessoas atuarão, entre atores, não atores e atores amadores. Ainda, dezenas de profissionais técnicos estão envolvidos nos bastidores com a montagem de cenário, iluminação, sonorização e outros serviços de apoio durante a apresentação.

“Sem dúvidas, é um projeto bastante tradicional e que movimenta todo o mercado artístico, criativo e de eventos em nossa Cidade. Na Sexta-feira Santa, além das pessoas que estarão conosco presencialmente, também viabilizaremos a transmissão ao vivo do espetáculo por meio de nosso canal no YouTube. A encenação contará com área reservada em frente ao palco para idosos e pessoa com deficiência. Surdos poderão assistir ao espetáculo com intérpretes de Libras. Em 2022 as apresentações da Paixão de Cristo fazem parte do calendário de eventos das festividades do cinquentenário da Catedral Nossa Senhora da Glória”, destacou o diácono.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: