Início Maringá Clínica de Odontologia da UEM terá primeiro ecoponto para descarte de escovas...

Clínica de Odontologia da UEM terá primeiro ecoponto para descarte de escovas do Brasil

O primeiro ecoponto para descarte de escovas dentais do Brasil Será Instalado na Clínica de odontologia da Universidade Estadual de Maringá(UEM). O espaço foi montado na clínica do Hospital Universitário (HU). A previsão é expandir o projeto para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e demais pontos no município. Esse projeto tem como objetivo conscientizar para o descarte correto de plásticos que geram grande impacto ambiental e não podem ser descartados convencionalmente, como o caso das escovas de dente.

A ação foi desenvolvida pela Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da UEM em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana. Conforme o presidente da Insight e acadêmico de Odontologia, William Filipin, a intenção é conscientizar não só os alunos, mas os pacientes, quanto a importância do descarte adequado das escovas de dente. Ressaltou que “a importância desse descarte correto, é que a maioria das escovas são jogadas no lixo do banheiro, e esse lixo vai direto para o aterro sanitário. A gente acaba depositando um material que poderia ser reciclado, acaba perdendo ele.”

Após o recolhimento nos Ecopontos, as escovas serão encaminhadas para a reciclagem em cooperativas, obtendo-se um produto final, como madeiras ecológicas que podem ser revertidas em móveis. Foi elaborado um mapa interativo indicando os locais adequados para o descarte de materiais. Para ter acesso ao mapa basta acessar o site da Prefeitura de Maringá.

“Como você descarta a sua escova de dente quando compra uma nova? A maioria das pessoas joga no lixo do banheiro. Mas você sabia que a sua escova antiga pode ser reciclada? O plástico pode servir de matéria-prima para a fabricação de vários outros produtos. Tudo depende do descarte adequado do material. Foi pensando nisso que acadêmicos de Odontologia da UEM criaram o primeiro ecoponto para descarte de escovas dentais do Brasil”, concluiu William.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: