Saber tudo o que preciso ser e não preciso ter para ser feliz
Em uma empresa competitiva, você não pode SER, você tem que negociar permanentemente, aprender a se proteger e criar armaduras. Tem que aprender a olhar para dentro e ouvir a si mesmo, mas isso exige muita coragem. Mesmo porque o medo de perder tudo que acumulou na sua conta é muito forte.
Quando a ambição fisga o SER, ela o arrebanha para o TER? Em que momento se instala o fascínio do SUCESSO, do controle, do domínio, do poder e do dinheiro? Será neste momento que você se pergunta se é um missionário ou um mercenário?
Essa química invade a alma, inebria a mente. O TER pode até ser algo ruim, mas ele também pode ser bom. Afinal, com o TER sem SER? Como disse William Shakespeare, o que ter e o que não ter.
É da condição humana, QUERER TUDO. Tanto Hollywood quanto comerciais com celebridades nos mostram isso diariamente: os bem-sucedidos são os que têm dinheiro, mulheres, aviões, cavalos, ilhas, castelos. TODOS NÓS QUEREMOS TER SUCESSO NA VIDA.
A ambição faz parte do ser humano. Mas no mundo das empresas, mundo corporativo, ela é PATOLÓGICA. O meio a torna assim. É a força do TER sobrepujando o SER.
Na realidade, no mundo corporativo, você é avaliado pelos seus pares por aquilo que TEM. Eu diria que ter bens depende um pouco de sua capacidade mercenária de gerar lucro. E a vida por aí, quer mostrar uma felicidade de TER mais coisas, TER dinheiro para consumir no shopping. Mas NÃO DÁ PARA SER FELIZ pensando assim.
Como disse alguém, adoro fazer passeios aos shoppings para saber tudo aquilo que NÃO preciso TER para ser feliz. Não que não devamos ir aos shoppings e não comprar. O que falo aqui é o SENTIDO DE SER FELIZ.
Não dá para ser feliz quando se tem um grande apego às coisas materiais. Mas eu sei que é o desejo de TER que move as pessoas. Isso é algo que não tem fim. E não importa se para TER precisamos trabalhar sempre mais e mais…
Aí eu peço ajuda a um poeta espanhol Augustin de Rojas que diz: “Trabalhar mais e mais para morrer? Morrer para deixar? Deixar para quem? Deixar para quê? Quanto vale a pena ter? Ou é melhor viver para ser?”.
O SER é mais complexo, pois exige moral e ética. Ter uma missão, participar de um desafio. O que salva o homem é sua crença, juntar-se a amigos verdadeiros que podem ou não ser de dentro de casa, identificados com os mesmos ideais.
A felicidade do TER é efêmera. O significado de nossa vida é o SER. Isso é eterno. A maioria insiste em comprar a felicidade para preencher seu vazio existencial.
O mercenário é dissimulado. Fala com convicção, é eloquente nos seus falsos argumentos, mas é dissonante na hora da verdade.
Quando falamos a VERDADE, nossa voz tem um tom quase musical. Quando MENTIMOS a nossa voz sai do tom.
Eu sei que, embora vencer ou perder faça parte do jogo, ninguém entra para perder. Não existe concorrente que mereça ser considerado seu amigo. TODOS, sem exceção, são seus inimigos. Infelizmente, poder e dinheiro formam uma combinação explosiva.
Aprendi com um grande empresário que quando não temos nenhum problema é importante que criemos um. Ele p em nossa vida e até em nossa empresa. e pode ser a OPORTUNIDADE que precisamos para refletir sobre os dois aspectos muito importantes: ONDE ESTAMOS e PARA ONDE VAMOS. O problema é uma escola e te auxilia na escolha.
Os judeus dizem que você conhece uma pessoa através do seu copo, do seu bolso e de sua ira. Quando algo é seu, ninguém o tira de você. Quando a posse já não é mais sua, o que de mais perigo é tentar reter para você.
A felicidade não é fruto de grandes conquistas, mas de pequenos momentos diários da alegria de compartilhar o que se constrói diariamente, e isso proporciona solidez de valores de solidariedade, ética e vida em comum. Se você não visa a felicidade de quem está com você, dos seus próximos, não merece viver e não pode sobreviver. E aí, resume-se toda a história do SER ou do TER.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.