Início Maringá Saúde começa a vacinar crianças contra Covid-19 em Cmeis

Saúde começa a vacinar crianças contra Covid-19 em Cmeis

O paratleta Kauan Henrique, de 11 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra o coronavírus em Maringá, na manhã de ontem. A aplicação aconteceu no CMEI Maria Luiza Sandri, na Zona 7, local que estava preparado para receber os pequenos com apresentações musicais, pintura e atividades recreativas. Além de receberem o imunizante, as crianças foram presenteadas com uma muda de flor e um livro. Neste primeiro momento estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades e deficiência permanente entre cinco e 11 anos.

“Queremos que a vacina seja uma boa lembrança para as crianças e que estimule os pais. Temos 2 mil doses para serem aplicadas nesta fase e, à medida que forem chegando mais doses, mais crianças serão vacinadas. Há expectativa de até março vacinar as 60 mil crianças do município; porém dependemos da entrega dos lotes. Estamos confiantes de que vamos imunizar esse público o mais rápido possível. As crianças vacinadas recebem certificado de ‘Superproteção’, livro para incentivar a leitura. Esse é um ato de amor ao próximo, de salvar vidas e precisa ser valorizado”, disse o prefeito Ulisses Maia.

Depois que as aulas retornarem haverá uma reunião para pensar no plano de Imunização, todavia a administração municipal pretende continuar realizando o processo nos CMEIs e Escolas do município. Esta semana o trabalho continua nos Centros de Educação Infantil Ângela Rossi Rizzo e Maria Luiza Sandri Meneguetti e nas Escolas Municipais Renato Bernardi e Helenton Borba Cortes; atendimento entre nove e 16 horas.

É obrigatório levar a carteira de vacinação, documento com foto e CPF da criança; declaração padrão de comorbidade ou deficiência permanente e Termo de autorização de menores de idade já assinado pelos pais/responsáveis; comprovante de residência no nome dos pais/responsáveis; e a presença do pai ou responsável na hora da aplicação da vacina. As orientações é que haja intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outra vacina do calendário infantil; que criança com suspeita de gripe ou Covid-19 devem aguardar o desaparecimento dos sintomas para receber a vacina; e não há necessidade de prescrição médica para a vacina.

Na abertura da vacinação estiveram presentes, além de Ulisses Maia, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; a vereadora, Professora Ana Lúcia; o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi; a secretária de Educação, Tania Periotto; e o diretor da 15ª Regional da Saúde, Ederlei Alkamim.

ADULTOS

Continua a vacinação contra Covid-19 em adultos. O município segue aplicando a primeira dose em pessoas com 12 anos ou mais; a segunda dose para todos os públicos, obedecendo o intervalo de 21 dias para Pfizer e Coronavac, e de 56 dias para quem recebeu o imunizante da Astrazeneca; e a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais com a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses e pessoas com alto grau de imunossupressão. A dose de reforço Janssen também é oferecida para quem tomou a primeira dose da Janssen e atualmente está gestante ou imunossuprimida.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: