O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que, no dia quatro de janeiro, vai fazer uma audiência pública sobre aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças com idade de cinco a 11 anos. Em Maringá, a o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, aguarda nota técnica tando do Governo Federal, como do Estado.
“Estamos aguardando a deliberação do governo do Estado para iniciar a aplicação. Por enquanto não temos nenhuma estratégia. Para elaborar algum plano concreto a Secretaria da Saúde depende da nota técnica do Estado e também do Governo Federal. Seja como for, o que mais desejamos é levar segurança e proteção para todos”, disse Puzzi.
Até o momento, Queiroga disse que será feito um procedimento administrativo para avaliar a decisão da Anvisa em todos os aspectos e, somente depois disso, verificar a implementação da decisão no âmbito de uma política pública. A audiência pública será com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai). Serão discutidas questões em torno da aplicação da vacina em criança no âmbito técnico e do Ministério da Saúde.
INTERVALO
A Secretaria de Saúde reduziu o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer. O período entre a aplicação da primeira e da segunda dose do imunizante caiu de 56 para 21 dias. A determinação começou a valer ontem e está de acordo com normas do Ministério da Saúde. Ele disse que a equipe viu a necessidade de imunizar os jovens que foram os últimos a tomar as doses e, provavelmente, tem planos de viagens no final desse ano e início de 2022. As pessoas que estão com doses atrasadas, cerca de 15 mil pessoas, podem ir imediatamente tomar a vacina da Pfizer.
“Essa semana agora que se inicia, antes do Natal, a gente tem cerca de 20 a 30 mil pessoas que já têm o benefício de antecipação da segunda dose. Então, é só dar uma verificada na carteira de vacinação; nossas UBSs estarão abertas. Em Maringá, quem é de outra cidade e está de passagem, pode tomar o imunizante. Queremos pessoas protegidas passeando em Maringá”, falou Puzzi.
A vacinação contra a Covid-19 continua para quem precisar tomar a primeira, a segunda, a terceira dose e a dose reforço da Janssen. A 1ª dose é para pessoas maiores de 12 anos; 2ª dose para todos os públicos; 3ª dose destinada a pessoas com mais de 18 anos com a 2ª dose aplicada há, pelo menos, quatro meses e pessoas com alto grau de imunossupressão com 2ª dose aplicada há mais de 28 dias; por fim, a dose reforço Janssen para maiores de 18 anos.
BOLETIM
Maringá registrou 24 novos casos positivos de Covid-19 no boletim de ontem. Os dados foram coletados até 23h59 de domingo e divulgados ontem por volta das 15h30. Não houve registro de óbitos por complicações da doença. Até o momento Maringá possui 67.936 casos positivos. Do total, 66.182 estão recuperados; sendo 140 casos ativos.
Victor Cardoso