Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Porque no te callas?” (Rei Juan Carlos)

TE CALLAS
Havia um personagem humorístico que tinha um jargão famoso: “cala boca Batista”. E uma frase que ficou muito famosa, dita pelo rei da Espanha Juan Carlos, para o presidente da Venezuela Hugo Chaves: “Porque no te callas?”. Parece que todos se lembram destas frases.

FALA I
O presidente Jair Bolsonaro querendo antecipar uma boa notícia de possível baixa dos combustíveis falou que a Petrobras começaria a redução de preços. Por este comentário a empresa está tendo que justificar que não existe qualquer interferência do governo dos preços praticados. A fala também causou variação na bolsa de valores e, ainda, está sendo aberta uma investigação na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, para apurar se o presidente teve informações privilegiadas.

FALA II
O presidente Bolsonaro  disse também nesta semana que vai escolher o vice-presidente para a eleição do ano que vem, do mesmo jeito que escolhe mulher: “Não pode dar trabalho e tem de sumir.”

CONSEQUÊNCIAS
Será que não existe ninguém próximo ao presidente que possa fazer como o Rei Juan Carlos e falar: “Porque não te callas?”, ou então, mais íntimo ainda, dizer: “cala a boca Batista”. É impossível que ele não saiba do peso e da responsabilidade da fala de um presidente da República. No primeiro caso poderá até prejudicar a possível redução dos combustíveis, que poderia acontecer, e no segundo caso, para dizer o mínimo, totalmente inconveniente.

AQUECIDO
Existe a informação de que a rede de supermercados Condor comprou uma parte do terreno da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), da colônia nipônica da cidade. Deverá ser construído um grande supermercado na avenida Kakogawa. O Condor já está construindo outro mercado, na avenida Luiz Teixeira Mendes, onde era o Colégio Evangélico. O negócio de grandes supermercados e atacadistas na cidade está muito aquecido.

PRÊMIO
Em parceria entre a Prefeitura de Maringá, Universidade Estadual de Maringá, Uningá e Unicesumar, foi criado o Ambulatório Pós-Covid para atendimento exclusivo aos pacientes com sequelas causadas pela Covid. Desde a criação do Ambulatório já foram realizados mais de 500 atendimentos e a iniciativa rendeu ao município o prêmio Gestor Público do Paraná PGP-PR, que foi recebido em cerimônia, pelo vice-prefeito Edson Scabora e o secretário de Saúde do Município, Marcelo Puzzi.

RETORNO
Está sendo votado no Senado Federal a aprovação para o retorno da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Aposto que todos estavam com muitas saudades desta programação. E como é uma coisa muito boa para o povo, com certeza será aprovado e poderemos acompanhar o que os partidos farão pelo país. 

NOVOS CLIENTES
Nem só de caminhões vive o Contorno Norte. Com o fechamento do contorno para obras muitos veículos leves que passavam pela via para evitar o trânsito da cidade e agora são obrigados a passarem por dentro vão acabar aquecendo o comércio. Com o grande fluxo de veículos de passeio, os postos de gasolina, restaurantes e o comércio em geral vão ganhar clientes inesperados. De todo problema é capaz de surgir alguma compensação. 

MOBILIDADE
A prefeitura de Maringá está divulgando que o prefeito Ulisses Maia está em Curitiba para tratar junto ao DER e o DNIT soluções para a mobilidade do trânsito da cidade, em especial a questão do viaduto do Contorno Norte na divisa entre Maringá e Sarandi. Consta que existe uma previsão de construção de uma alça no viaduto, em frente a uma agência de veículo, o que já daria maior fluxo no trânsito naquele entroncamento tão complicado.

E O TRIPLEX
A Procuradoria da República no Distrito Federal opinou pelo arquivamento do caso do triplex do Guarujá, envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a procuradora da República, Marcia Brandão Zollinger, houve prescrição dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo ex-presidente, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou suspeita a atuação do ex-juiz Sérgio Moro no caso e anulou a condenação de Lula.

COMPARTILHE: