Início Maringá Estudantes criam projeto de monumento para o Parque Alfredo Nyffeler

Estudantes criam projeto de monumento para o Parque Alfredo Nyffeler

Alunos do 4 º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar montaram maquetes sugerindo uma nova atração turística no Parque Alfredo Werner Nyffeler, o ‘Buracão’, de Maringá. Se trata de um “Espaço Sagrado”, uma homenagem à vida pós-covid; um moderno monumento que servirá como memorial para as vítimas da doença. A atividade faz parte de um exercício lúdico enfocando a forma e a simbologia dentro do tema.

“Fizemos uma visita técnica ao Parque Alfredo  Nyffeler, tiramos fotos e agora os alunos construíram as maquetes. As ideias são surpreendentes. A proposta é construir um memorial de até 30 metros quadrados, aberto à visitação, em qualquer ponto do lago localizado no centro do parque. A complexidade do trabalho incluiu aulas de fundações submersas. Todas as maquetes foram submetidas ao aparelho heliodon, um simulador do comportamento solar. É uma forma de prever como o monumento ficará diante do posicionamento sol, tanto no verão como no inverno”, explicou a professora do curso, Norma Jung.

Segundo ela, os alunos utilizaram papelão, metal e madeira para simular o concreto. Alguns utilizaram acetato para construir vitrais. Uma mostra de maquetes “Espaço Sagrado” está acontecendo para que a população conheça o trabalho. Os modelos estão no subsolo do bloco 10 da UniCesumar Maringá e podem ser observados das oito às 11 horas.

“O desafio foi criar pensando num monumento sobre a água e a ideia do simbolismo, um espaço ecumênico para que a pessoa sinta paz e espiritualidade de maneira implícita”, concluiu o estudante Diogo Garcia Bortoloto.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: