O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, vai presidir a Santa Missa de abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2021/23 a partir das 15 horas deste domingo. A Celebração será na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. O tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Por causa das restrições da pandemia, a Santa Missa em Maringá será restrita aos membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora (CAAE), padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos e representes leigos das 59 paróquias da Arquidiocese. Haverá transmissão pela TV Evangelizar, rádio Colmeia FM (98,7) e redes sociais.
Após a celebração de hoje haverá um trabalho de sensibilização e divulgação sobre a metodologia do processo sinodal. Em fevereiro de 2022 será o momento das comunidades paroquiais responderem o questionário do Sínodo. No início de março de 2022, a equipe arquidiocesana do Sínodo irá acolher o resultado da escuta e enviará a síntese para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A conclusão da fase arquidiocesana será realizada com a celebração Eucarística em comemoração aos 65 anos da Arquidiocese de Maringá, no último domingo de março de 2022.
“Esta convocação do Papa Francisco é muitíssima oportuna para nossa Arquidiocese de Maringá. Estamos há um ano com o nosso novo Arcebispo Dom Severino Clasen, que com sua Carta Pastoral ‘Acolher e Cuidar’, chama-nos a fortalecer a sinodalidade em nossa Arquidiocese e celebrar a Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora para planejar os rumos dos próximos anos da nossa caminhada”, avaliou o padre Genivaldo Ubinge, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá.
Redação
Foto – Reprodução