Início Maringá Campanha Outubro Rosa promove atividades de conscientização em Maringá

Campanha Outubro Rosa promove atividades de conscientização em Maringá

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames preventivos e o tratamento contra o câncer de mama. Todavia, na pandemia, por medo de ir até uma unidade hospitalar, as mulheres deixaram de procurar esses serviços e muitas acabaram se descuidando dessa e de outras áreas da saúde. Pensando em conscientizar e despertar o interesse nas mulheres sobre este assunto é que a Secretaria da Mulher (SeMulher) continua com uma série de atividades na campanha Outubro Rosa.

Ontem, quem passou pela Avenida Brasil recebeu panfletos com informações sobre o câncer de mama e como realizar o autoexame. A ação tem parceria de todas as secretarias públicas do município. A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, ressaltou que a campanha tem o papel de reafirmar os direitos das mulheres que são cumpridos pelo SUS. Além disso, adiantou que serão feitas outras iniciativas como um torneio feminino de futsal no Ginásio de Esportes ao lado do Parque do Japão, nos dias 22, 23 e 24.

O câncer de mama ainda não pode ser prevenido totalmente, porém existem algumas recomendações básicas que ajudam a reduzir o risco para o aparecimento da doença. Além do autoexame e da mamografia, é aconselhável levar uma vida saudável, com uma dieta equilibrada, praticando exercícios físicos, controlando o peso corporal e evitando o consumo de bebidas alcóolicas. Além disso, a amamentação também é considerada um fator protetor.

Esse tipo de câncer atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, com o maior índice de mortes, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente, explica o Ministério da Saúde. Em 2019, mais de 18 mil mulheres morreram da doença no Brasil e a estimativa para 2022 é de 66 mil novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, Liz de Almeida, informou que dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamou atenção para a importância de as mulheres procurarem ajuda desde os primeiros sinais da doença. Cerca de 40% das mulheres na faixa etária recomendada não fizeram o exame de prevenção nos dois últimos anos antes da pesquisa. Os homens também têm câncer de mama, mas a incidência é bem menor, em torno de 1% do total de casos da doença, de acordo com o Inca.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: