Início Maringá Comitiva presidencial em Maringá para reinauguração da pista do aeroporto

Comitiva presidencial em Maringá para reinauguração da pista do aeroporto

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamou a atenção ao pousar no Aeroporto Regional de Maringá. A aeronave trouxe a comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O presidente Jair Bolsonaro estará na Cidade nessa sexta-feira para a inauguração da ampliação da pista do aeroporto. O evento faz parte de uma série de comemorações de 1 mil dias da gestão do Governo Federal, completados no próximo domingo.

Com 2.380 metros, Maringá passa a ter a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná. As melhorias serão entregues oficialmente a partir das 15 horas de sexta-feira com a presença do prefeito Ulisses Maia, presidente Jair Bolsonaro e o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, que também confirmou presença. São investimentos na ordem de R$ 81,5 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e contrapartida municipal.
As obras de ampliação do aeroporto foram iniciadas em janeiro de 2020 envolvendo ampliação e modernização de pista e do pátio, além de implementação dos modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). Além disso, a Seção Contra Incêndio (SCI) foi ampliada em mais de 200 metros quadrados, tendo agora 390 metros quadrados, e o Pátio de Estacionamento de Aeronaves foi reformado e ampliado para 12 posições de aeronaves.

“Depois da ampliação e modernização, o aeroporto maringaense fica pronto para receber aeronaves de maior porte e também um volume ainda maior de voos de carga. Objetivo é internacionalizar a ‘marca’ Maringá, estimulando negócios e parcerias com outros países e favorecer as importações e exportações da iniciativa privada local. Melhorias e ampliação em nosso aeroporto significam termos em mãos uma ferramenta valiosa para avançarmos ainda mais no desenvolvimento econômico. Daqui para frente, vamos assistir a um novo panorama de negócios com Maringá entrando de vez no radar internacional envolvendo importações e exportações”, disse o prefeito Ulisses Maia.

O superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, falou ainda que o Aeroporto de Maringá tem o maior potencial de desenvolvimento do Paraná e o 6º maior do Brasil. Destacou ainda a modernização da Torre de Controle, cujo Termo de Compromisso já foi assinado e o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros com a instalação de pontes móveis (fingers) para o embarque e desembarque está sendo desenvolvido pela Infraero.
NOVOS VOOS
Na manhã de ontem a companhia aérea Azul informou uma nova opção de voo saindo de Maringá. Em dezembro haverá voo direto para Rondonópolis que tem o apelo de levar maringaenses para visitar familiares que moram na região norte do País. A novidade acontece justamente no fim de ano, quando acontecem mais deslocamentos corporativos.
Segundo o gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul Linhas Aéreas, Vitor Silva, a empresa precisou inaugurar às pressas o maior hangar da América Latina só para ter onde estacionar as aeronaves. Disse que o planejamento estratégico geralmente é feito com base no histórico de voos; em Maringá é diferente. Atualmente o Aeroporto de Maringá opera com três companhias: Azul, Gol e Latam. Com voos para Curitiba, Campinas, Guarulhos, Congonhas e conexões para o Brasil e o mundo.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: