O boletim sobre casos de coronavírus em Maringá, divulgado na sexta-feira, mostrou que a taxa de ocupação das UTIs Pediátricas do município chegou a 100%. São somente cinco leitos exclusivos para as crianças com Covid-19 e todos estão ocupados. De acordo com a Secretaria de Saúde os casos são leves e moderados, mas houve indicação médica para que essas pessoas ficassem isoladas durante o período de tratamento.
“Os leitos seguem todos ocupados, os pacientes estão aguardando alguns testes confirmatórios para Covid-19. Importante lembrar que neste momento de frio as crianças ficam resfriadas e não podemos confundir a presença do novo coronavírus com outras doenças respiratórias. A precaução é interessante e, muitas vezes, necessária, fazer um isolamento de acordo com a indicação médica. Nenhuma criança está intubada no momento, seguem em estado leve e moderado. Se for preciso a Secretaria de Saúde vai aumentar o número de leitos de UTI Pediátrica no município”, disse Marcelo Puzzi, secretário de Saúde de Maringá.
Ainda no boletim é possível identificar que o número de pacientes internados em leitos de UTI Adulto vem diminuindo. São 43 adultos internados, o que corresponde a 41,75% do total de 103 leitos UTI. Enquanto em leitos de enfermaria são 57 pacientes (37,01%) internados; as enfermarias contam com 154 leitos exclusivos Covid-19 SUS.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução