Início Destaques do Dia Prefeitura amplia vacinação enquanto aguarda resposta sobre redução de doses

Prefeitura amplia vacinação enquanto aguarda resposta sobre redução de doses

Vacinas da Fiocruz contra a Covid-19 , embarcndo no Bacacheri chegam ao Centro de Medicamentos do Paraná na madrugada deste domingo (24). Foto: Gilson Abreu/AEN

A Secretaria de Saúde de Maringá ampliou a vacinação contra a Covid-19 e passou a imunizar pessoas com 30 anos ou mais. A vacinação de primeira dose para o público em geral, por faixa etária, estava interrompida em Maringá há vários dias por falta de vacinas. Tudo isso acontece enquanto a Justiça aguarda resposta do Estado sobre a redução de remessa de imunizantes para o município. O juiz Frederico Mendes Junior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, deu 48 horas de prazo.

Dessa forma o Estado deve se manifestar a respeito da ação ordinária de obrigação de fazer com tutela de urgência ajuizada ontem pelo município de Maringá. Intenção da Prefeitura é receber doses suficientes e proporcional à população. A Secretaria de Estado da Saúde, 15ª Regional, é obrigada a apresentar os motivos pela remessa menor e se houve troca de critérios na distribuição.

A aplicação das doses acontece até às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Iguaçu, Floriano (com agendamento), Iguatemi, Mandacaru, Pinheiros, Tuiuti, Policlínica Zona Sul, Império de Sol, Alvorada 3 e Zona 7. Já a segunda dose da Coronavac e Astrazeneca são aplicadas entre nove e 16 horas nas UBSs Morangueira e Vila Operária; somente Astrazeneca na Sala de Vacina da Secretaria (das oito às 17 horas) e nas UBSs Iguatemi e Floriano das nove às 17 horas.

NOVAS
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou ontem a distribuição de 209.170 doses de vacinas contra Covid-19 para as Regionais de Saúde. O secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, disse que nesse momento as doses estão sendo utilizadas para acelerar a imunização na população geral acima de 18 anos. Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde, metade das doses da CoronaVac (33.800 doses) é destinado à primeira aplicação (D1) e metade à segunda dose (D2). Já o lote da Pfizer (141.570 doses) é dedicado integralmente à primeira aplicação. Portanto, 175.370 vacinas (83,84% do lote) possibilitarão novas imunizações no Paraná, enquanto 33.800 (16,16%) vão finalizar o esquema vacinal.

“Cada remessa de vacina recebida é uma dose de esperança a mais para todos nós. Contamos com a colaboração dos municípios, para que tão logo recebam essas doses, façam chegar até o braço dos paranaenses. Juntos vamos vencer o coronavírus. O Estado tem feito uma distribuição justa e respeitosa com todos os municípios. A maioria está desde o começo da campanha caminhando mais ou menos junta, isso mesmo com 399 realidades distintas. Queremos alcançar 80% dos vacinados com ao menos uma dose já até o fim desse mês”, afirmou Beto Preto.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: