O Dia do Estudante é comemorado amanhã, dia 11 de agosto. A data celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida onde se dedica à busca do conhecimento, através do estudo constante sobre diversos temas. Para celebrar a data, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que iniciou o ano letivo na segunda-feira, vai promover a ‘Calourada 2021’. Objetivo é dar boas-vindas e oferecer orientação aos mais de 2,6 mil alunos ingressantes; o evento será das 8h30 às 10 horas de forma totalmente virtual.
Às nove horas terá início a aula magna com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca. O evento é aberto a todos que queiram participar, sem necessidade de fazer inscrição. A Diretoria de Extensão (DEX) vai disponibilizar um Google Formulário para que os espectadores preencham e recebam o certificado. O evento será transmitido pela UEM TV.
Na programação ainda estão previstas a divulgação do vídeo institucional, seguida das boas-vindas do vice-reitor, Ricardo Dias Silva. A Diretoria de Cultura (DCU) apresentará a canção “Mel da Mocidade”, de Chico César, com a participação especial da aluna de canto, que concorreu no The Voice Brasil 2019, Carol Naemi. O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) apresentará as possibilidades de internacionalização da universidade.
Já às 19h30, o tema “O multiculturalismo na UEM de hoje” será apresentado em live também pela emissora. Além do evento, a Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR) da UEM elaborou o manual do calouro. O documento traz recomendações aos ingressantes para ajudar no enfrentamento dos desafios que virão ao longo do ano.
O primeiro semestre do ano letivo de 2021 termina em 15 de dezembro. O segundo semestre está previsto para começar no dia 10 de janeiro de 2022 e terminar em 14 de maio. Sobre uma futura retomada das aulas presenciais, esta dependerá das condições dos municípios nos quais estão instalados os câmpus universitários. Desde já, as graduações da área da Saúde passam a ter práticas profissionalizantes presenciais. A universidade possui uma comissão em andamento, a qual avalia as possibilidades de retorno gradual às aulas presenciais, levando em conta fatores pedagógicos, estruturais e sanitários.
Segundo a diretoria da UEM, as expectativas dos calouros vão ao encontro do desempenho da instituição. Se apresentam otimistas acreditando no conteúdo que será oferecido pelos profissionais da Educação.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução