Aconteceu na última semana a primeira reunião que discutiu a proposta de um Consórcio Intermunicipal da UPA Metropolitana. É um projeto para atender uma demanda existente na saúde regional. O encontro foi entre o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa; a vereadora Professora Ana Lúcia; o prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio; e prefeito de Ourizona, Rodrigo Amado. Secretários também estiveram na reunião no Paço Municipal.
“Estamos integralmente à disposição para compor o projeto de se criar a UPA Metropolitana, pois sabemos o tamanho da dificuldade existente no atendimento de emergência e urgência para a população da região e também nos distritos maringaenses. Essa proposta, de autoria de Hossokawa e Professora Ana Lúcia, leva em consideração a política regional do Poder Público por meio da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais”, disse Maia.
O prefeito ressaltou que o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, também vem participando das discussões. Para ampliar e aprofundar o debate, uma comissão foi formada durante a reunião. Objetivo é focar nos trabalhos de criação do consórcio para que a UPA Metropolitana saia do papel e comece a funcionar na prática. A ala técnica da comissão é formada por Marcelo Puzzi; secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Herradon; secretária de Saúde de Mandaguaçu, Francielli Dario; secretária de Saúde de Ourizona, Luciana Martins; e também a vereadora Ana Lúcia.
Já na ala política estão Ulisses Maia; o prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio; e o prefeito de Ourizona, Rodrigo Amado. O Poder Legislativo dos três municípios também vai apoiar as ações.
Victor Cardoso
Foto – UEM