Início Destaques do Dia Julho Dourado é o mês dedicado a promoção da saúde animal

Julho Dourado é o mês dedicado a promoção da saúde animal

A Lei Estadual nº 19.472, de abril de 2018, instituiu o “Julho Dourado” no Paraná. Um mês inteiro voltado para a reflexão, promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua, domésticos e de estimação, além de alertar para a importância da prevenção de zoonoses. Em Maringá, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) realiza diversas ações de proteção, conscientização e também mantém programas para auxiliar a população no cuidado com os bichos. Um dos serviços é o “Emergência Animal”.

Uma van é utilizada para atendimento de animais de rua (cães e gatos) doentes, vítimas de maus tratos e de acidentes de trânsito. No interior do veículo tem com freezer para armazenamento de medicamentos, bancada, armários e gaiolas específicas para diferentes portes de animais. O serviço de emergência animal funciona de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, pelo telefone 3901-1885 da Diretoria de Bem-Estar Animal. São parceiros desse trabalho as universidades Uningá e Unicesumar.

Após serem tratados, os animais ficam alojados no Centro de Bem-Estar Animal ou em lares temporários até receberem um novo lar nas feiras de adoção. Este ano, a secretaria criou o projeto PetLar Solidário, onde voluntários oferecem um lar para animais até que sejam adotados em definitivo. Cada animal fica com o voluntário entre 30 e 90 dias, com possibilidades de converter o lar temporário em doação responsável. Em contrapartida, a Diretoria de Bem-Estar Animal disponibiliza aos voluntários, sem custos, vacinas, ração, atendimento veterinário e vagas nas feiras de adoção.

CASTRAÇÃO

No mês passado, a diretoria de Bem-Estar Animal começou a parte prática do “arrastão” de castrações de cães e gatos em Maringá. Com a pandemia, a fila aumentou e chegou a ter cerca de 5 mil pedidos represados. A “etapa administrativa” foi realizada em abril com a análise de todos os cadastros e o contato com as pessoas que fizeram as solicitações mais antigas. Para entender como o assunto é urgente, o diretor de Bem-Estar Animal, Ivan Zakaluk, reforçou que após a primeira etapa do mutirão ainda restaram cerca de 3,2 mil pedidos abertos que serão atendidos nos próximos meses.

Zakaluk frisa que o município conversou com as sete clínicas que têm convênio com a Prefeitura, solicitando um esforço no sentido de diminuir ainda mais este número. O objetivo é normalizar a fila de pedidos até meados de agosto. O município castra apenas animais sem raça definida. Novas castrações vão ficar suspensas até a conclusão do mutirão. Informações podem ser obtidas pelo número 3901-1885.

LEI

A instituição do ‘Julho Dourado’ tem, dentre outros, os seguintes objetivos: promover ações que tragam qualidade de vida aos animais de rua e animais domésticos de estimação; oportunizar palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades que permitam estimular a sensibilização da população acerca da importância de medidas preventivas de zoonoses e de instrução para o zelo com animais de rua e animais domésticos de estimação; e instituir campanhas de adoção de animais abandonados.

O projeto visa contribuir para a melhoria dos indicadores relativos à saúde dos animais de rua e animais domésticos de estimação; promover intercâmbio visando ampliar o nível de resolutividade das ações direcionadas à saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação por meio de integração da população, órgãos públicos, privados e organizações não governamentais que atuam na área de defesa animal; e divulgar os preceitos contidos na Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: