Início Destaques do Dia COVID-19: Cresce o número de mortes entre pessoas com menos de 60...

COVID-19: Cresce o número de mortes entre pessoas com menos de 60 anos

Coronavirus Disease 2019 Rotator Graphic for af.mil. (U.S. Air Force Graphic by Rosario "Charo" Gutierrez)

O estudo do ‘Observatório Covid-19’, que reúne dados da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Universidade Johns Hopkins, apontou que os óbitos de pessoas com idade abaixo dos 60 anos superaram os de idosos em Maringá, no período de um mês. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia do novo coronavírus. A análise foi feita pelo pós-graduando em Biotecnologia Ambiental, Ícaro da Costa.

Em junho, o município contabilizou 311 mortes pela doença. Deste total, 151 (48,5%) eram pacientes entre 40 e 59 anos; 122 (39,2%) idosos (60 anos ou mais); 34 (10,9%) tinham entre 20 e 39 anos; e quatro (1,2%) pacientes com 19 anos ou menos. No mesmo período dobrou a morte de adultos entre 20 e 39 anos comparado com os dados de março, considerado o pior mês da pandemia até o momento.

O presidente da Câmara Técnica de Educação do (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e coordenador do Observatório Covid-19, Guaracy Silva, explica que a queda na mortalidade de idosos é resultado do avanço da vacinação. Ele explicou que os números mostram que a vacina contra o novo coronavírus está fazendo efeito, especialmente na população que já completou o quadro com as duas doses. O que, até o momento, não acontece com a população geral entre 20 e 59 anos.

Todavia é importante frisar que os 122 óbitos de idosos no mês passado é quase o dobro do registrado em maio, quando foram 63 mortes; e também pouco mais que em abril, 119 óbitos. Já no grupo de 20 a 39 anos o número subiu de 16, em março, para 34 em junho.

VACINAS
O Paraná recebeu 277 mil novas doses da vacina AstraZeneca esta semana e em breve a 15ª Regional de Saúde deve receber um novo lote com o imunizante. A estimativa é que chegue nesta sexta-feira 23.430 doses que serão distribuídas para os 30 municípios da região de Maringá; são 18.030 doses de AstraZeneca e 5,4 mil da Pfizer, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Enquanto isso não acontece, Maringá suspendeu a vacinação da 1ª dose contra a Covid-19 para o público geral. A Prefeitura informou que assim que as vacinas estiverem disponíveis, a imunização será retomada para pessoas com 38 anos ou mais que não se encaixam em nenhum grupo prioritário. Ontem a vacinação contra Covid-19 foi apenas para caminhoneiros, ferroviários, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e escolar.

A aplicação segue das oito às 17 horas, na Secretaria de Saúde. Para receber a vacina é obrigatório a apresentação do comprovante de atividade. Quem precisa tomar a 2ª dose da vacina também pode procurar as UBSs Operária e Morangueira, das nove às 16 horas.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: