Desde segunda-feira, dia 28, o frio avançou em todo o Estado e em Maringá as temperaturas vem caindo e batendo recordes. Ontem o dia amanheceu gelado e, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foi registrado temperatura de 1,7ºC com sensação de -1ºC; já para esta quarta-feira o frio aguardado é ainda maior. Com tudo isso, as equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) intensificaram o serviço de abordagem às pessoas em situação de rua.
Somente na madrugada de ontem, quando as temperaturas ficaram abaixo dos 10 graus, os profissionais realizaram 127 abordagens, distribuíram 81 cobertores e três pessoas aceitaram acolhimento. É uma busca ativa por moradores de rua que ficam em situação extrema de vulnerabilidade, com risco eminente à saúde física. Esse trabalho é uma das atividades essenciais desenvolvidas pelo Centro POP de Maringá, que só neste ano já realizou 1,9 mil atendimentos.
As equipes atuam 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados, com o objetivo de atender as necessidades imediatas dos moradores de rua. A intenção é incluir todos os abordados na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas. Os que aceitam abrigo são levados para entidades conveniadas como o Albergue Santa Luiza de Marilac e a instituição Coração Eucarístico. Nesses lugares eles tomam banho e recebem kit higiênico, peças de vestuário, alimentação, entre outros itens.
É possível acionar o serviço quando identificar uma pessoa em situação de rua passando frio. Basta entrar em contato pelo telefone (44) 99103-5661.
CAMPANHAS
O Provopar continua promovendo, até o dia 23 de setembro, a Campanha do Agasalho 2021. As peças de roupas, cobertores e outros itens podem ser entregues na sede da entidade que fica no subsolo do Paço Municipal ou em postos de arrecadação espalhados pela Cidade. Todas as doações ficam em “quarentena” por sete dias, antes de serem repassadas às entidades assistenciais, como medida de prevenção ao coronavírus. O material doado chega até as pessoas que realmente necessitam.
Além disso, a Prefeitura e o Provopar estão recolhendo alimentos não perecíveis, leite e produtos de higiene e limpeza. No último sábado, foram arrecadadas 4 toneladas e 298 quilos desses produtos. Parte das doações foi feita por empresas locais, funcionários aeroviários do Aeroporto de Maringá e das secretarias da Prefeitura.
“Agradecemos a participação de todas as pessoas que fizeram doações. Esta ação é importante para dar mais dignidade a muitas famílias. Não alcançaríamos nosso objetivo sem o apoio de cada um que participou da campanha. Continuamos com a Campanha Vacina contra a Fome, arrecadando doações nos lugares de vacinação contra covid-19, além da Campanha do agasalho. Todas as embalagens dos produtos arrecadados serão higienizadas antes da entrega. Para mais informações, o telefone do Provopar é o (44) 3221-1280″, informou a diretora do Provopar, Rosângela Danielides.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução