A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), ligada ao Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Maringá vai implantar uma unidade do Empório da Agricultura Familiar no município. O local será para que pequenos produtores rurais possam comercializar a produção. De acordo com o diretor do Núcleo de Maringá da Seab, Jucival Pereira de Sá, o projeto está pronto e a administração municipal está escolhendo um terreno para a construção de toda a estrutura.
A intenção é garantir o escoamento dos produtos vindos da agricultura familiar e, ao mesmo, proporcionar ao consumidor a oportunidade de adquirir produtos de qualidade. Objetivo é que as famílias de baixo poder aquisitivo comprem itens de qualidade por valores diferenciados, subsidiados pelo Governo do Paraná. A informação é que o Estado já definiu os recursos para a implantação do projeto.
“Será importante para o pequeno produtor, porque ele passará a contar com uma estrutura ideal para comercializar sua produção, será importante para a população porque contará com produtos de qualidade por preços vantajosos e será importante também para as famílias em situação de vulnerabilidade, que terão a segurança alimentar garantida por contar com um local onde adquirir os produtos saudáveis e frescos por valor diferenciado, subsidiado pelo governo”, explicou Jucival.
Além disso, o empório vai exercer papel social garantindo mercado aos produtores e subsídio para garantir que pessoas mais humildes tem alimentos e produtos da melhor qualidade na mesa. Importante lembrar que a Agricultura Familiar é desenvolvida em pequenas unidades rurais e executada por grupos familiares (pai, mãe, filhos, tios, etc). Parte do que é produzido fica nas propriedades rurais para consumo próprio e o restante é comercializado.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução