Início Destaques do Dia Saúde quer vacinar pessoas do grupo geral com 45 anos até sexta-feira

Saúde quer vacinar pessoas do grupo geral com 45 anos até sexta-feira

No início da manhã de ontem o prefeito Ulisses Maia fez uma postagem nas redes sociais manifestando satisfação em começar essa semana vacinando pessoas de 53 anos ou mais, e também a expectativa para, até sexta, vacinar pessoas a partir dos 45 anos sem comorbidades. A estimativa é baixar de dois em dois anos a faixa etária do público em geral, aquele que não faz parte de nenhum dos grupos considerados prioritários.

“Começamos a semana com Maringá à frente vacinando vários grupos. As gestantes e puérperas sem comorbidades, profissionais de Educação do Ensino Superior e pessoas de 53 anos ou mais. Até o final desta semana chegaremos a 45 anos a idade para vacinação da população geral, ou até menos se tudo der certo. Se Deus quiser, vamos vencer. Outra notícia boa é que confirmei com o Ministério da Saúde que vão chegar ao Brasil 3 milhões de vacinas da Janssen. A imunização é apenas com uma dose. Assim que Maringá receber a nova vacina, anunciamos o calendário. Vacina salva, prevenção segue essencial”, escreveu Maia.

Hoje, por exemplo, são vacinados quem tem 52 ou 51; na quarta-feira 50 e 49; quinta 48 e 47; e termina a semana com público de 46 e 45 recebendo a dose imunizadora. Se o calendário for cumprido e houver doses suficientes, objetivo é vacinar pessoas com até 35 anos de idade na próxima semana. Ontem também começou a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades, por meio da apresentação de declaração médica. Importante salientar que, até dia 18 de junho, será encerrada a vacinação de médicos veterinários e profissionais da Educação Física.

SUPERIOR

Começou na segunda-feira a vacinação de servidores do Ensino Superior de Maringá. Isso inclui os profissionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ontem foram imunizados os que têm de 51 a 59 anos, hoje a vacina é para os de 49 a 59 anos e, a partir daí, a cada dia da semana a idade mínima cai dois anos. A primeira dose é aplicada na UBS Tuiuti (nove às 17 horas) e o Restaurante Universitário da UEM (nove às 16 horas).

É necessário apresentar uma declaração de vínculo com a instituição que, no caso da Universidade, deverá ser retirada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH). Funcionários da UEM, na ativa ou aposentados, do câmpus sede ou regionais, tiveram a oportunidade de tomar a vacina nas datas voltadas ao grupo.

GRUPOS

Os grupos que estão sendo vacinados essa semana são: trabalhadores da educação básica (18 a 59 anos); trabalhadores da educação superior: (51 a 59); População em geral a partir de 53 anos; pessoas com deficiência permanente sem BPC: 18 a 59 (necessário trazer a autodeclaração preenchida); gestantes e puérperas sem comorbidade (18 a 59 anos apresentando declaração médica); trabalhadores da saúde (18 a 59 anos); Médico Veterinários e profissionais de Educação Física (45 a 59 anos); trabalhadores da Assistência Social: Cras, Creas, Casas/Unidades de acolhimento: 50 a 59 anos; pessoas com 60 anos ou mais; e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, pessoas com comorbidade, pessoas com síndrome de down e pessoas com doença renal crônica em diálise: 18 a 59 anos (apresentar declaração padrão).

Para conferir os locais, horários e o cronograma completo do Plano de Imunização de Maringá, basta acessar o site da Prefeitura: maringa.pr.gov.br.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: