O Procon de Maringá e o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) iniciou esta semana uma vistoria em postos de combustíveis em diferentes regiões da Cidade. Foram coletadas amostras de combustíveis e enviadas para o Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Estadual de Maringá (LAC); o resultado deverá ficar pronto até o final de semana. Além disso, os fiscais verificaram as condições das bombas nos postos e, nesse quesito, não houve nenhuma irregularidade até o momento.
Na lista de material coletado estão amostras de etanol, gasolina, diesel S500 (quinhentas partículas de enxofre por milhão) e diesel S10 (10 partículas de enxofre por milhão, que é o tipo mais limpo). Patrícia Parra, coordenadora do Procon, explicou que o objetivo é vistoriar para garantir qualidade ao consumidor e o trabalho continua nos próximos dias.
Levantamento feito pelo Procon de Maringá aponta que o órgão de fiscalização já visitou quase 100 postos de combustíveis desde o início do ano. Somente em março foram 15 vistorias e todos apresentaram alguma irregularidade, seja em documentos, notas fiscais ou precificação dos produtos vendidos. Para realizar denúncias, o cidadão pode entrar em contato pelo número (44) 98402-0433; atendimento 151; e-mail, procon@maringa.pr.gov.br; e também pelo aplicativo ‘Procon na Mão’.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução