A 15ª Regional de Saúde vai receber 27.675 doses vacina contra a Covid-19. Deste total, a Secretaria de Saúde de Maringá ficará com 15.040 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. De acordo o secretário, Marcelo Puzzi, os imunizantes já estão separados de acordo com o grupo prioritário que serão destinados. Somente para pessoas privada de liberdade serão 2.460 vacinas destinadas; já para a população em geral (55 e 59 anos) serão oferecidas 5.940 doses.
Puzzi explicou que as demais doses serão distribuídas entre outros grupos que estão sendo vacinados. Sendo assim: comorbidades (3.440 doses) pessoas com Deficiência Permanente (560 doses); Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (495); trabalhador do Sistema Prisional (410); assistente social (255); e trabalhador da educação com 1.480 doses disponíveis.
“A imunização da população privada de liberdade é uma determinação do Ministério da Saúde. A vacinação desse grupo é importante para amenizar o sistema público de saúde e segurança. Essas pessoas estão em ambientes com risco de surtos como já identificados outras vezes. Dessa forma, esses surtos são controlados e o sistema de saúde desafogado. Lembrando que todas as doses chegam direcionadas”, disse o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamim.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução