A Secretaria de Saúde de Maringá informou que o atendimento Covid-19 no complexo de saúde do Hospital Municipal/UPA Zona Sul está sobrecarregado, o que aumenta o tempo de espera e atrasa o resultado de exames. Por conta disso, o local vai atender apenas pacientes com sintomas mais graves como falta de ar severa e saturação menor que 94%. As pessoas que tiverem sintomas leves devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Quebec.
São classificados como sintomas leves: cefaleia, dores musculares pelo corpo, saturação maior que 94% e febre. A UPA fica na Rua Professora Letícia de Paula Molinari, S/N, Jardim Quebec. No local, segundo a Saúde, o atendimento é mais rápido e o resultado do exame sai em cerca de 30 minutos.
“Somente pacientes com dificuldades de respirar e que necessitam de atendimento urgente devem procurar a Zona Sul. O aumento na procura se deve ao grande número de infectados pela doença e também ao fechamento para novos atendimentos de alguns hospitais da cidade e região”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
REFORÇO
O Prefeito Ulisses Maia informou a criação de cinco novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Municipal e outros 10 no Hospital Bom Samaritano/Santa Rita. No domingo, um caminhão baú da prefeitura foi a Curitiba buscar respiradores que a Secretaria de Estado da Saúde repassou a Maringá. São 10 respiradores e 10 monitores cardíaco. Puzzi informou que o índice de contaminados aumentou e as pessoas estão chegando em estado cada vez mais graves aos hospitais.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução