Início Destaques do Dia Maringá vai iniciar vacinação de trabalhadores da educação

Maringá vai iniciar vacinação de trabalhadores da educação

Mais de 52,6 mil pessoas foram imunizadas

A 15ª Regional de Saúde recebeu ontem 2.475 doses de vacina contra a Covid-19. Esse lote será destinado a aplicação em trabalhadores da educação. São vacinas Covishield, fabricadas pela parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz. A orientação da Secretaria Estadual de Saúde é que iniciem o processo de imunização de profissionais da Educação Básica entre 55 e 59 anos.

No início do mês, o prefeito Ulisses Maia garantiu que vai cumprir o mandado de segurança coletivo impetrado pelo Ministério Público do Estado do Paraná e vacinar os professores e funcionários dos estabelecimentos públicos e privados da educação básica para propiciar o retorno das atividades escolares presenciais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aguardava-se a chegada de imunizantes para iniciar a vacinação.

No Estado foram distribuídas mais de 32 mil doses de vacinas. Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, isso representa 15,5% do grupo de trabalhadores da educação previsto pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 210.897 pessoas. São contabilizados profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social. Cerca de 8 mil trabalhadores já foram vacinados por pertencerem ao grupo prioritário acima dos 60 anos de idade.

COMORBIDADES

Ontem a vacinação contra a covid-19 foi distribuída pessoas com Síndrome de Down (de 18 a 59 anos); pacientes com doença renal crônica em diálise (de 18 a 59 anos); pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos); e quem tem entre 55 e 59 anos com hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular, diabetes mellitus, obesidade mórbida, pneumopatias crônicas graves, imunossuprimidos, anemia falciforme, cirrose hepática e doenças neurológicas.

A Secretaria da Saúde pede que a população pertencente a este primeiro grupo prioritário de comorbidades vá até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ponto de vacinação para iniciar a imunização. Objetivo é anunciar as datas de vacinação de outros grupos com comorbidade em breve. Importante lembrar que essas pessoas deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada por médico, em relação a comorbidade. Declaração está disponível no site da Prefeitura de Maringá; porém, os médicos também possuem o formulário.

Os locais de vacinação para primeira dose são: UBS Pinheiros, Mandacaru, Tuiuti, Zona 7, Iguaçu, .Policlínica Zona Sul, Morangueira, Vila Operária, Iguatemi, Floriano, Teatro Calil Haddad; todos abertos das nove às 17 horas. Já para as pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde, a segunda dose está sendo aplicada nas UBSs Policlínica Zona Sul, Morangueira, Vila Operária, Iguatemi e Floriano; todas das 13 às 17 horas. Já no Drive Thru do Teatro Calil Haddad a aplicação é das nove às 16 horas. Enquanto na Secretaria de Saúde, os trabalhadores da área são atendidos entre oito e 17 horas.

PFIZER

Maringá, Londrina e Cascavel devem receber doses do segundo lote da vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com Comirnaty e BioNtec. As quatro cidades vão receber a somatória de 67,8 mil doses. Por enquanto, os imunizantes estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) em Curitiba; a distribuição ainda não tem data para acontecer.

A expectativa é que a quantidade exata para cada cidade e também a data de chegada sejam divulgadas nos próximos dias. Para o próximo semestre, com a chegada de 100 milhões de doses da Pfizer, é esperada uma distribuição mais contínua para os municípios do interior. A princício, o imunizante será prioritariamente usado nas capitais Brasileiras.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: