O nome do site já desperta suspeita: Scarecrow Fakes. A atividade que divulga, mais ainda: revenda de notas fakes. Ao abrir o e-mail, o destinatário dá de cara com esta mensagem : “Saia do sufoco com as notas fakes! Temos notas de 20, 50 e 100 – Lotes 2021. Sedex grátis para todo Brasil. Feitas em papel moeda, idênticas às notas originais. Customizadas com o mesmo recurso do Banco Central.
Acesse o link e chame no Whats! OBTENHA MAIS DE 400% DE LUCRO!”.
As notas são oferecidas via e-mail para destinatários escolhidos aleatoriamente. “Trabalho há muitos anos com a revenda das notas fakes. Nossas notas são feitas em papel fibrado, semelhante ao papel moeda, já customizadas e prontas para o uso. As notas são 95% parecidas com dinheiro original, fidedignas ao processo de fabricação feitas pelo Banco Central, com todos os procedimentos de segurança. Não há necessidade de preparo das notas, tampouco a utilização de trigo e cola como muitos requerem por aí. Nosso material é de extrema qualidade”, propaga o falsário, que desafia qualquer mal intencionado a testar as notas com caneta, luz negra (neon), invocando segurança para quem adquira e queira passar o dinheiro falso para a frente. Diz mais: “as notas possuem selo holográfico e marca d´água”.
Segundo um maringaense que recebeu o e-mail e disse ter outras pessoas de suas relações que também receberam, é grande a insistência no envio da “propaganda” , que de tão descarada chega a parecer ingênua. “Será que eles acham mesmo que há tanto otário por aí, capaz de cair numa armadilha dessa?”, questiona a pessoa que repassou o conteúdo do e-mail recebido para a reportagem do Jornal do Povo. Ela mesma responde: “Pior é que deve ter mesmo, senão eles não insistiam dessa maneira”.
Redação JP
Foto – Reprodução