As autoridades policiais nada podem fazer contra menores delinquentes a não ser apreende-los e encaminha-los para a Justiça. E claro, investigar para tentar descobrir possíveis envolvimentos do crime organizado por trás de cada delito cometido por menores de 18 anos. Há casos até de menores de 10 anos que portam e manuseiam pistolas, conforme exaustivamente retratado na crônica policial de centros como Rio de Janeiro.
Mas quem pensa que isso ocorre só nos grandes centros urbanos está enganado. Cidades médias e até pequenas já vivem o drama da cooptação de crianças pelo crime organizado. Pode não ser este o caso, mas Sarandi teve a confirmação de que o décimo assassinato ocorrido este ano na cidade foi praticado por dois menores, um de 15 e outro de 13 anos.
A vítima foi um rapaz de 26, que estava sentado na moto, mexendo no seu celular, quando foi atingido pelas costas com vários tiros de pistola quarta-feira à tarde na Rua Bota Fogo, Jardim Nova Aliança. De acordo com a Polícia Militar os meninos já chegaram atirando, o que indica a possibilidade de ter havido uma emboscada contra Rafael da Silva, vulgo GTA. Os dois menores apreendidos também são suspeitos de terem atirado contra a casa de um outro alvo na madrugada de anteontem.
Redação JP
Foto – Plantão Maringá