O sistema privado de saúde de Maringá ganhou 68 novos leitos de enfermaria no Hospital Bom Samaritano. Essa expansão é uma estratégia de redirecionar esforços e investimentos para beneficiar pacientes infectados com o novo coronavírus. Com isso, 100 postos de trabalho estão disponíveis para técnicos de enfermagem e profissionais de limpeza e recepção. A diretoria do hospital informou que se trata de uma aliança “não onerosa” com a Prefeitura.
Isso significa que o processo não envolve recursos da administração municipal, nem outras esferas do Poder Público. A direção da regional Sul da Athena Saúde, que é detentora do Hospital Bom Samaritano, explicou que a ampliação dos leitos foi antecipada com a intenção de desafogar o sistema público de saúde, uma vez que, sem vaga nos hospitais privados, as pessoas que tem plano de saúde estão sobrecarregando o setor público de saúde.
Toda mudança no Bom Samaritano vem sendo realizada por meio do apoio técnico da Vigilância Sanitária do município em analisar e aprovar os aspectos legais e de segurança dos pacientes nesses novos leitos. A ampliação antecipa 68 leitos, mas são previstos 95, ao todo, no projeto final.
Atualmente Maringá ultrapassou os 61% de ocupação nos leitos de enfermaria e 100% nas UTIs privadas. Novos leitos foram anunciados para a rede pública pela Prefeitura.
EMPREGOS
Com novos leitos para receber pacientes, automaticamente o hospital precisará de mão de obra qualificada para postos de trabalho permanentes, não provisórios. Os profissionais que forem contratados devem permanecer na função após a pandemia. São vagas para enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais limpeza e recepção. Não há distinção de idade ou sexo.
Os interessados podem entrar em contato com o Hospital Bom Samaritano pelo e-mail rhselecao@mvida.net.br ou telefone (44) 99162-5508.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução