Início Maringá Prefeitura terá de esclarecer dados divulgados sobre a Covid-19

Prefeitura terá de esclarecer dados divulgados sobre a Covid-19

O ofício pedindo esclarecimentos à Prefeitura sobre a demora na publicação do boletim detalhado da Covid-19 foi protocolado nesta semana. O documento foi elaborado pelo Observatório Social de Maringá (OSM), uma saída já que o Poder Público não tem respondido os questionamentos feitos pela entidade de maneira informal. A presidente do OSM, Cristiane Mari Tomiazzi, disse que em 2021 ainda não foi publicado o boletim detalhado sobre a situação da Covid-19 no município.

O último boletim com detalhes nas informações foi divulgado em 17 de dezembro de 2020. A partir de então, a taxa de positividade da doença, por exemplo, não foi mais divulgada. Nesse aspecto a última informação é do dia oito de dezembro, em torno de 57%. Ou seja, a cada 100 pessoas testadas, 57 receberam o diagnóstico positivo. O Observatório também questionou a Prefeitura sobre a periodicidade das publicações e qual método calcula a taxa de positividade.

“É possível deduzir que a prefeitura não tem as informações solicitadas, o que consideramos “gravíssimo”. Sem possuir essas informações é incompreensível como o município vem fazendo o gerenciamento da pandemia e tomando as decisões administrativas sobre o seu enfrentamento. Se a Prefeitura tem essas informações e não está passado para a comunidade, há lesão grave ao direito de acesso a informação”, afirmou Cristiane.

Até dia nove de março, a Prefeitura disse que elaborava um boletim completo com os dados até fevereiro. Porém, até o momento nada foi publicado. Atualmente, a assessoria de imprensa comunicou que o levantamento está sendo feito; mesmo assim deve atender o pedido do OSM.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: