A Secretaria de Saúde definiu como será o plano de vacinação contra Covid-19 até sexta-feira em Maringá. Das 15.320 doses da vacina Coronavac recebidas esta semana, 14.750 serão destinadas para aplicação da primeira etapa em idosos e 570 para segunda doses dos trabalhadores ativos da saúde. Ontem foram imunizadas pessoas com 75 anos ou mais; nesta quarta-feira a faixa etária atendida será de 74 anos ou mais.
Hoje a vacinação será das nove às 17 horas nas UBSs Mandacaru, Tuiuti, Pinheiros, Zona Sul e Iguaçu. Além do sistema drive-thru no Teatro Calil Haddad até às 16 horas. Amanhã, objetivo é vacinar idosos com 73 anos ou mais nas mesmas unidades. Já na sexta-feira, pessoas com 72 anos ou mais começaram a ser imunizadas.
De acordo com Ederlei Alkamin, diretor da 15ª Regional de Saúde, o estoque separado para 2ª dose da remessa anterior de vacinas, também deve ser aplicado como 1ª dose. Dessa forma, Maringá terá quase 20 mil doses disponíveis; sendo 4,4 mil do lote anterior. Toda decisão é tomada a partir da determinação do Ministério da Saúde diante do compromisso de garantir imunizante para a outra aplicação.
“Estamos sob orientação direta do Ministério da Saúde fazendo com que todas essas doses cheguem aos paranaenses e fiquem imediatamente à disposição dos municípios. Faço um apelo para que os municípios gastem todas essas vacinas, é fundamental que elas sejam utilizadas o mais rápido possível. Nós queremos que as vacinas cheguem nos braços dos paranaenses para aumentar a imunização no Estado. A primeira dose já consegue dar, depois de alguns dias, condições para que o paciente se porventura for infectado tenha um quadro muito mais leve, não permitindo a necessidade de uma internação hospitalar”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
DISTRIBUIÇÃO
Na manhã de ontem, a 15ª Regional de Saúde começou a distribuir as 29,5 mil doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, para os municípios. Ficou definido que 7.130 vacinas serão destinadas para idosos de 75 a 79 anos; 21,6 mil para idosos entre 70 e 74 anos e 770 para trabalhadores da saúde.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução