A Secretaria de Saúde habilitou 230 enfermeiros para atuarem na linha de frente da rede municipal combatendo a pandemia. Deste total, 50 serão contratados de imediato. Outros 84 técnicos de enfermagem também foram habilitados e todos serão efetivados. De acordo com a Prefeitura as ações de enfrentamento serão mantidas obedecendo o processo que está em fase de homologação. Chamamento dos profissionais deve ser nesta semana.
Além disso, o credenciamento de fonoaudiólogos está em fase de recurso. Até a última sexta-feira, 20 profissionais se credenciaram; 10 serão contratados imediatamente. Enquanto o credenciamento de médicos segue em 2ª fase até 26 de março. A abertura dos envelopes será dia 29; 48 profissionais se candidataram. Desde do início da pandemia, houve contratação de 285 profissionais via concursos, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, e outros.
OXIGÊNIO
Os trabalhos nas obras de base para a instalação de um tanque de oxigênio no Hospital Municipal seguem esta semana. O atual tanque é de 10 metros cúbicos e o novo tem o dobro desta capacidade de armazenamento, elevando para 30 mil metros cúbicos de oxigênio disponível. No último sábado foram realizados ajustes no sistema de canalização para permitir a instalação do reservatório maior.
A Secretaria de Saúde criou um Plano de Contingenciamento que mobilizou servidores para apoio aos pacientes internados caso haja redução na pressão de oxigênio durante a instalação do segundo tanque. A rede municipal de saúde deve passar a ter apoio de uma usina de produção de oxigênio.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução