O sexto lote de vacinas que chegou a Maringá na noite de ontem trouxe 5.030 doses do imunizante CoronaVac. O município ficou com 2.490 vacinas, o restante já começou a ser distribuído para outros 29 municípios que pertencem a 15ª Regional de Saúde. O diretor Ederlei Alkamim explicou que a lentidão no processo se deve pela falta das doses, que chegam em ritmo lento. A Prefeitura de Maringá já informou que tem capacidade para aplicar até 60 mil vacinas por mês.
A aplicação do imunizante está acontecendo nas Unidades de Saúde Mandacaru e Tuiuti, das nove às 16 horas, no Teatro Calil Haddad, no sistema drive-thru, das nove às 16 horas e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, das oito às 17 horas. Na Sala o atendimento é exclusivo para profissionais da área da Saúde.
Ontem, a campanha de vacinação contra Covid-19 em Maringá seguiu atendendo idosos com 81 anos ou mais e trabalhadores ativos da saúde a partir de 41 anos. Para ser imunizado é necessário apresentar carteira de vacinação, documento com foto e comprovante da atividade na área da saúde. Quem já recebeu a primeira dose da vacina precisa ficar atento à data da carteira de vacinação para receber a segunda. Quando der o prazo, trabalhadores da saúde devem procurar a Secretaria de Saúde e os idosos os demais locais de vacinação.
“Quem já foi vacinado ou aguarda a vez, precisa continuar as medidas de distanciamento social, com uso de máscara, lavando as mãos. Momento é muito difícil, nós estamos no limiar de um colapso geral do atendimento dentro das unidades hospitalares. Então, é de muita preocupação”, disse Alkamin em entrevista.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução