O descumprimento dos decretos estadual e municipal em prevenção ao coronavírus tem resultado em muitas denúncias por parte da população e muito trabalho para as equipes do Grupo de Gestão Integrada (GGI) que intensificam as vistorias durante toda essa semana.
De acordo com a prefeitura foram feitas 542 denúncias durante o final de semana, que resultaram em 88 vistorias, 17 orientações e cinco autuações e interdições das equipes. Também foram realizadas 36 autuações pelo toque de recolher e/ou falta do uso de máscara de proteção.
Para não sobrecarregar o sistema, o município irá ampliar a rede da ouvidoria para atender todas as ligações. “Grande parte da população está ciente que é preciso evitar aglomeração para conter o avanço do vírus, mas infelizmente uma parte insiste em se arriscar e colocar a vida de seus familiares e amigos em risco. Por isso, agradecemos as pessoas que se importam e denunciam as irregularidades e vamos abrir mais canais para receber essa ajuda dos cidadãos”, explica o secretário de Inovação, Aceleração Econômica e Comunicação, Marcos Cordiolli.
O grande número de denúncias registradas, ocorre porque é comum que a mesma situação, como uma festa clandestina, por exemplo, gere diferentes reclamações da população. Também há casos de denúncias que não procedem.
Entre as interdições realizadas no fim de semana, estavam uma lanchonete na avenida Alziro Zarur, flagrada atendendo clientes no local e um Disque Cerveja, em Iguatemi, com clientes consumindo no local, além do horário permitido. O dono do Disque Cerveja foi preso pela Polícia Militar, que localizou um simulacro de pistola e três buchas de cocaína no balcão.
Um hotel no centro foi multado em R$ 10 mil e teve a piscina interditada. O GGI flagrou a realização de uma festa no local. Uma loja e um pet shop, ambos no Centro, estavam abertos, enquanto deveriam estar fechados.
As vistorias seguem durante todo o dia. De manhã e à tarde são realizadas pelo GGI, com apoio da Polícia Militar. No período da noite, a equipe conta com reforço das forças de segurança e de fiscalização do Governo do Paraná.
DADOS DO FINAL DE SEMANA (entre sexta e domingo)
• 542 denúncias
– 132 – GGI fiscais
– 410 – GGI GM
• 88 vistorias
• 17 orientações
• 5 autuações e interdições de estabelecimentos
• 36 autuações pelo toque de recolher e/ou falta de máscara
Dayani Barbosa
Foto – Reprodução