Com um final de semana de bastante trabalho para as equipes do Grupo de Gestão Integrada (GGI) que intensificaram as fiscalizações para fazer valer o cumprimento do decreto municipal que visa evitar aglomeração de pessoas para conter o avanço do coronavírus na cidade, a Prefeitura pretende ser ainda mais rígida, caso necessário.
Entre sexta-feira e domingo (21/2), foram realizadas 34 vistorias e 28 orientações para empresários. Quatro estabelecimentos e uma festa foram interditados. No final de semana, a Prefeitura recebeu 187 denúncias, 172 foram direcionadas à Guarda Municipal. Outras 13 denúncias ocorreram na Ouvidoria e duas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A GM também registrou nas ruas oito autuações pelo toque de recolher e 16 pela falta do uso de máscara de proteção. As multas aos estabelecimentos variam entre R$ 200 e R$ 10 mil, dependendo da situação e local.
As ações do GGI visam o cumprimento das medidas do decreto municipal em prevenção ao coronavírus. “Estamos fazendo um trabalho orientativo para conscientizar os empresários, prestadores de serviços e a população de que é preciso respeitar as ações preventivas ao coronavírus e evitar que Maringá tenha medidas mais rígidas. É uma situação delicada e muitas pessoas, principalmente jovens, parecem não entender a gravidade da situação”, comentou o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.
Para o secretário de Segurança, Ivan Quataroli, a população precisa entender que o momento é crítico. “Estamos vendo muito desrespeito às normas estabelecidas em todos os segmentos. Muitas festas, muita aglomeração de pessoas, comércio desrespeitando o horário de fechamento e pessoas transitando sem máscaras. Estamos num momento muito delicado e cabe à população respeitar e se conscientizar”.
Dayani Barbosa
Foto – Reprodução