Início Destaques do Dia Doses da vacina contra Covid-19 deve chegar nesta terça em Maringá

Doses da vacina contra Covid-19 deve chegar nesta terça em Maringá

Na manhã de ontem, autoridades de Maringá realizaram um encontro para marcar o início da distribuição das doses das vacinas contra Covid-19. O município vai receber a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantã. A expectativa é que o recebimento aconteça hoje, mantendo assim o planejamento da primeira dose ser aplicada amanhã, às 10 horas, no Hospital Municipal em um funcionário que está na linha de frente da área da saúde.

“Expectativa é muito grande. Não sabemos ainda a quantidade de vacinas. Inicialmente seriam 16 mil doses, mas o número pode mudar. É certo que virá menos que o previsto, já que a vacina da Índia ainda não chegou ao Brasil, são 2 milhões a menos. O importante é que estamos iniciando um processo extremamente importante. Temos muitos voluntários para receber a vacina, mas ainda não escolhemos os primeiros dentre os profissionais de saúde”, disse o Prefeito Ulisses Maia.

Ainda segundo Maia, a vacinação dos profissionais de saúde será realizada nos próprios locais de trabalho dos mesmos e os 405 idosos serão vacinados nas instituições onde se encontram. Num próximo momento, com novas doses, deverão ser imunizados os demais funcionários que atuam na área de saúde (17 mil no total), as pessoas acima de 60 anos (cerca de  44 mil), os portadores de doenças crônicas (aproximadamente 39 mil pessoas) e assim chegar a 100% da população da Cidade. Os números de habitantes são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estiveram presentes a secretária de Saúde de Maringá, Maria da Penha Sapata, os vereadores Sidnei Telles, Cris Lauer, Vera Lucia, Paulo Biazon, Delegado Luiz Alves, Maninho, Alex chaves, Dr. Manoel, Rafael Rosa, representante do Deputado Do Carmo, Antônio Marcos, coordenador da casa Civil e Walter Guerlles representante do governador Ratinho Júnior.

No último domingo, cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da CoronaVac e da vacina da Oxford no Brasil. Todos defenderam a ciência, a segurança das vacinas e confirmaram que não há tratamento precoce contra a Covid-19. Enquanto as doses não chegam, a 15ª Regional de Saúde de Maringá já se prepara e possui, atualmente, 76 mil itens para iniciar a vacinação.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), entregou seringas, agulhas, máscara face shield, máscaras descartáveis, aventais e carteirinhas de vacinação. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, avalia positivamente a organização que o Estado tem para a distribuição e aplicação dos imunizantes.

DISTRIBUIÇÃO

Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. Intenção no Paraná é expandir a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos, totalizando 8.736.014 pessoas.

MARINGAENSE

No dia dois de janeiro, Andreia Ribeiro, maringaense que mora a mais de três anos nos Estados Unidos, recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Ela é auxiliar de serviços gerais e, em entrevista, contou que a aplicação foi rápida e um verdadeiro alívio. A vacina que Andreia tomou foi a da empresa farmacêutica Moderna.

A segunda dose da maringaense será no próximo mês. Ela está sendo monitorada neste momento por equipes de Saúde do País. Na primeira fase os EUA vacinaram 10,5 milhões de pessoas; a informação é da plataforma Our World in Data.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: