Início Destaques do Dia Chuva de verão deixa diversas regiões de Maringá alagadas

Chuva de verão deixa diversas regiões de Maringá alagadas

A chuva que atingiu Maringá no início da tarde desta terça-feira (12/01), deixou diversas regiões do município alagadas. De acordo com a Estação Meteorológica de Maringá, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada durante esse período, ou seja, a quantidade de chuva que se acumulou sobre uma superfície plana e impermeável, foi de 59.8 mm.

Além disso, na PR-317, próxima aos shoppings atacadistas de Maringá, proprietários de carros que ficaram com os automóveis alagados tiveram prejuízos.

A Defesa Civil de Maringá segue acompanhando os estragos provocados pela chuva. Lonas são distribuídas na tarde desta terça para os moradores que tiveram danos causados em calhas.

O Boletim Climatológico para o verão de 2020/2021, divulgado pelo Simepar, informa que esse tipo de chuva é característico do clima veraneio, sendo “chuvas intensas, localizadas, com grande incidência de descargas atmosféricas e de curta duração, muitas vezes acompanhadas de vendavais e granizo, afetando todas as regiões do estado”.

A estimativa para o norte do Paraná no mês de janeiro de 140 a 230 mm/mês chuva no mês. Em fevereiro há queda para 120mm/mês a 190mm/mês. A previsão da precipitação para o último mês do verão é menor, sendo entre 100mm/mês e 175mm/mês.

A equipe do Jornal do Povo entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para saber o que pode ter levado o alagamento das áreas, porém não tivemos retorno até o encerramento da edição.

Apesar da chuva, o Sistema de Tecnologia, prevê uma quarta-feira (13/01) de temperaturas elevadas, tendo máxima de 32ºC e mínima de 23ºC. Há previsão de chuva para essa quarta. Segundo o Simepar a chuva ocorrerá entre o início e meio da tarde, retornando à noite, próxima às 20h.

Mariana Belleze
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: